Seguro foi à Sicasal ver salsichas e chouriços para mostrar a capacidade dos empresários

Líder do PS iniciou jornadas parlamentares, que decorrem até amanhã, com visita a fábrica recuperada de grande incêndio.

Foto
António José Seguro diz que "não se cria emprego com discursos" Rui Farinha

No arranque das jornadas parlamentares do PS, António José Seguro foi ver encher chouriços. Literalmente. O líder socialista visitou a fábrica da Sicasal, no concelho de Mafra, para mostrar que há empresas que passaram por dificuldades e que as ultrapassaram, “fruto da capacidade dos empresários”.

“O emprego é, para nós, uma prioridade. Por isso é um gosto visitar empresas com este empreendedorismo, esta vontade e esta capacidade laboral”, afirmou Seguro, no final da visita de cerca de uma hora, em que percorreu a zona do processamento da carne para enchidos daquela fábrica.

A 15 de Novembro de 2011, a empresa sofreu um grande incêndio que reduziu a escombros boa parte da cadeia de produção. No mesmo dia, a maior parte dos 650 trabalhadores começou a limpar o espaço e, uma semana depois, a fábrica retomava a produção, ainda que com condições precárias. Mas essa estratégia permitiu minimizar consequências: não se reduziram postos de trabalho e manteve-se a facturação da empresa.

Apesar da dimensão, a empresa é gerida de forma familiar, e para os noticiários transpareceu uma proximidade, dedicação e consideração entre trabalhadores e patrão que já não é muito comum no tecido empresarial actual.

“A Sicasal é uma marca portuguesa, de confiança, que passou por dificuldades por causa de um incêndio. Mas hoje está em plena recuperação, fruto da capacidade dos empresários e dos trabalhadores. Trabalha para o mercado nacional e para o internacional; cria riqueza e valor” , elogiou Seguro, já à porta, acrescentando que a empresa “tem uma acção de responsabilidade social muito importante”.

Numa altura de crise, com o alto desemprego e com empresas a abrir falência, o líder socialista diz ser também sua “responsabilidade visitar empresas em franco progresso e recuperação, que criam riqueza e preservam postos de trabalho”.

António José Seguro aproveitou para deixar críticas ao Governo quando os jornalistas lhe perguntaram sobre o que tem falhado nos últimos anos para que não haja mais empresas a seguir o percurso de sucesso da Sicasal. “Tem a ver com a política deste Governo. As políticas de austeridade não ajudam nem ao crescimento nem à criação de emprego.” Realçou que, em dois anos – faz esta sexta-feira, 21, dois anos que o actual executivo tomou posse –, o país “perdeu 450 mil postos de trabalho”, mas do que precisa é equilibrar as contas públicas através do crescimento económico, que teima em fugir.

Deixou depois um raciocínio simples: quando as empresas progridem, “reduz-se o défice, porque há lucros, que geram mais impostos, e há contribuições para a Segurança Social”; pelo contrário, quando uma empresa fecha, “há menos contribuições e menos receita de impostos para o Estado e mais despesa com pagamento de subsídio de desemprego”.

Entre salsichas e chouriços, sem saber os segredos
A Sicasal tem uma produção de cerca de 750 toneladas de carne por semana (450 toneladas de carne processada, 300 de carne fresca) e 40% da produção segue para exportação. A maior fatia é para o mercado angolano, mas a empresa está também em Moçambique, Cabo Verde, São Tomé, Luxemburgo, França, Suíça, Inglaterra, Rússia e Canadá – sobretudo junto de comunidades portuguesas.

Na fábrica, acompanhado por um grupo de deputados e alguns candidatos socialistas a autarquias da zona, António José Seguro visitou apenas uma parte da cadeia de produção, a dos enchidos e fiambre.

Começou pela zona de preparação das carnes para o fiambre, atravessou todo o processo de fabrico de salsichas e enchidos de fumeiro, como o chouriço, a farinheira ou o salpicão. Passeou pelo meio de gigantescas caixas de metal a abarrotar de carne triturada e já em pasta para as salsichas. Espreitou os fornos de cozedura das salsichas tipo Frankfurt, as pequenas que se vendem em lata, e daqui saem 200 mil latas por dia, e depois os dos chouriços, trocou impressões com as trabalhadoras que estavam a encher os chouriços de carne.

À porta da enorme sala de secagem dos enchidos – que substitui a acção do tradicional fumeiro à lareira –, Seguro trocou impressões sobre “gostos e sabores”, mas disse logo não querer saber “os segredos”; falou dos “mercados, que estão mais exigentes”, e da necessidade e da vantagem de os portugueses e cada empresa “fazerem a diferença”.

Os trabalhos das jornadas parlamentares seguem à tarde em Oeiras, com conferências dedicadas ao emprego e crescimento económico – com o economista António Perez Metelo e o investigador da Universidade do Minho Manuel Caldeira Cabral como oradores – e ao impacto social das políticas de austeridade – com as intervenções do padre Lino Maia, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, e o endocrinologista Rui Duarte, da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.
 
 

Sugerir correcção
Comentar