Seguro escolhe candidatos com currículo em Emprego, Europa e Mar

Líder socialista apresenta esta terça-feira aos dirigentes do partido a sua lista de candidatos às europeias.

Foto
A Comissão Política Nacional do PS reúne-se esta noite na sede do Largo do Rato Nuno Ferreira Santos

Emprego, União Económica e Monetária (UEM) e Mar. Foram estas as “competências específicas em dossiers fundamentais” que o secretário-geral do PS, António José Seguro, teve em conta para escolher os nomes que vão a votos nas próximas eleições europeias.

No Largo do Rato, o currículo com “competências específicas” foi depois cruzado com dois outros “critérios”: o da renovação e o da qualidade.

E serão estes os argumentos a que o líder socialista vai recorrer hoje à noite para justificar a organização da lista eleitoral que será apresentada na Comissão Política Nacional daquele partido.

Até ontem, estava apenas garantida a posição do cabeça de lista Francisco Assis e a do ex-líder parlamentar Carlos Zorrinho. Seguro tem mantido as suas escolhas em segredo, a ponto de reunir o seu secretariado nacional apenas hoje, em vez da habitual reunião às segundas-feiras. A direcção socialista só se reunirá horas antes da CPN.

Mas o nome do ex-braço-direito de José Sócrates, Pedro Silva Pereira, tem surgido com cada vez maior frequência na lista de escolhas de Seguro. Que se poderia incluir nos critérios da renovação e qualidade. Também parece certo que a renovação não atingirá todos os actuais detentores do cargo, com a possibilidade da manutenção de Ana Gomes e Elisa Ferreira. Esta última dado o seu papel no dossier da UEM. E a prioridade dada ao Emprego pode resultar na inclusão do ex-líder da UGT, João Proença, nos candidatos.

Sugerir correcção
Comentar