Seguro diz que PSD e CDS decidiram data das autárquicas em "benefício próprio"

Líder socialista acusa Governo de "hipocrisia".

Foto
António José Seguro queria eleições a 13 de Outubro Rui Farinha

O secretário-geral do PS, António José Seguro, acusou nesta quinta-feira os partidos do Governo de marcarem as eleições autárquicas para 29 de Setembro em "benefício próprio", referindo que os argumentos usados são "uma profunda hipocrisia".

"Quem marca eleições autárquicas é o Governo e decidiu em benefício próprio. O PSD e o CDS queriam em Setembro e todos os outros partidos em Outubro. Nunca houve eleições autárquicas em Setembro, foram sempre em Outubro", disse, durante a apresentação dos candidatos autárquicos socialistas no Montijo.

António José Seguro criticou depois o argumento de as eleições não serem a 6 de Outubro, por no dia anterior de comemorar o 5 de Outubro.

"Vem justificar não ser dia 6 de Outubro por causa das comemorações do 5 de Outubro, o que é uma profunda hipocrisia, pois foi este Governo que acabou com o ferido do 5 de Outubro", frisou.

"Este Governo está preocupado com as eleições e com votos, mesmo que signifique menos participação eleitoral. É muito triste", concluiu.

O Conselho de Ministros decidiu marcar as eleições autárquicas para 29 de Setembro.

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, afirmou que após a "ponderação dos argumentos" apresentados pelos partidos com assento parlamentar nas audiências de quarta-feira com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, sobre este tema, 29 de Setembro é "uma data de compromisso".

Os partidos da maioria PSD/CDS-PP propuseram a data de 22 de Setembro, o PS o dia 13 de Outubro, o PCP o dia 6 de Outubro, o BE o dia 13 de Outubro e "Os Verdes" 6 ou 13 de Outubro.

Sugerir correcção
Comentar