Seguro acusa Costa de "copiar" as suas propostas e as do Governo

Troca de críticas entre candidatos às primárias do PS sobem de tom.

Foto
Jorge Moreira da Silva considerou "irrealistas" as propostas do PSAntónio José Seguro quer união em torno de um "Governo credível"Pedro Mota Soares diz que PS é responsável por fim de negociações Nuno Ferreira Santos

O secretário-geral socialista, António José Seguro, acusou ontem o seu adversário às eleições primárias do PS, António Costa, de "copiar as propostas" da actual direcção do partido e também as do Governo. "São as propostas e o discurso que temos vindo a fazer nos últimos três anos", disse António José Seguro, em Góis, adiantando que António Costa retoma igualmente algumas propostas do executivo de Pedro Passos Coelho.

Para o líder do PS, "quem anda atrás do Governo é mesmo o António Costa", por ter apresentado agora, por exemplo, "um plano de reforma a tempo parcial" já anunciado pelo executivo há meio ano. "É ele que anda a copiar as propostas", das quais "noventa por cento" o próprio secretário-geral e a direcção do PS "têm apresentado nestes três anos", sublinhou.
 
As propostas de António Costa "têm a ver com União Europeia, com o crescimento económico, com a prioridade a dar às questões sociais e parar com a austeridade", acrescentou António José Seguro, que visitou esta noite o município de Góis, liderado pela socialista Lurdes Castanheira, que o recebeu nos Paços do Concelho, antes de uma visita às iniciativas da Semana Cultural.
 
A comentar, em declarações aos jornalistas, a conferência de imprensa realizada nesta terça-feira pelo seu adversário às primárias, Seguro considerou que António Costa "fez um grande elogio à atividade do PS" nos últimos três anos.
"Quero aproveitar para o cumprimentar pelo elogio que me fez a mim, à direcção do PS e a todos os militantes", disse, com alguma ironia.
 
António Costa "não apresentou propostas e passou o tempo a criticar-me. Os portugueses julgarão (...), já estão a separar o trigo do joio em relação ao que se passa no PS", referiu.
 
O candidato às primárias socialistas António Costa disse ontem que ninguém pode pensar que "é dono do PS", considerando que as propostas do partido são as do conjunto do PS e não apenas as propostas do secretário-geral.
Sublinhando que o PS "tem de se diferenciar do actual Governo e não de si próprio", o também presidente da Câmara de Lisboa disse não querer entrar no "campeonato de quem propôs o quê", mas recordou que a proposta socialista de aumento do salário mínimo resultou precisamente de uma proposta sua.
 
Na sua intervenção, na Câmara Municipal, a presidente da autarquia criticou o encerramento de diversos serviços públicos no interior do país, como uma escola do seu concelho, frequentada por 24 alunos.
 
Na resposta, o líder do PS apoiou as críticas de Lurdes Castanheira ao actual Governo, afirmando que, "quando um país se governa pelos critérios da quantidade", sem medidas eficazes no combate à desertificação, o interior corre o risco de se transformar "num grande lar de idosos, cercado por um batalhão de idosos". Lusa

Sugerir correcção
Comentar