Secretário-geral da NATO efectua primeira visita a Lisboa na segunda-feira

Quando Stoltenberg foi designado secretário-geral da NATO, o Governo português considerou que a escolha era “uma garantia de que a Aliança Atlântica continuará a desempenhar um papel crucial na defesa e segurança dos seus membros e a contribuir para a paz e segurança”.

Foto
Cavaco Silva afirmou estar "descontraído" com o actual cenário político em Portugal ENRIC VIVES RUBIO

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, efectua na segunda-feira a sua primeira vista oficial a Portugal desde que assumiu funções em Outubro, prevendo-se encontros separados com o chefe da diplomacia, Presidente da República, primeiro-ministro e ministro da Defesa.

Ex-primeiro-ministro norueguês e líder do Partido Trabalhista, Stoltenberg tem a chegada prevista a Lisboa pelas 10h15, estando agendada de seguida uma reunião com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, refere uma nota do Governo.

Ainda da parte da manhã o secretário-geral da NATO é recebido em audiência pelo Presidente da República Cavaco Silva, antes do encontro com o primeiro-ministro previsto para as 12h50, seguindo-se um almoço de trabalho.

De seguida, Stoltenberg deverá dirigir-se com a sua comitiva ao Forte São Julião da Barra, para uma reunião com o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, antes da sua partida de Lisboa.

Designado secretário-geral da NATO em Março de 2014, Stoltenberg assumiu funções em 1 de Outubro de 2014. Quando Stoltenberg foi designado para o cargo, o Governo português emitiu um comunicado no qual considerou que a escolha constituía “uma garantia de que a Aliança Atlântica continuará a desempenhar um papel crucial na defesa e segurança dos seus membros e a contribuir para a paz e a segurança internacionais”.

Sugerir correcção
Comentar