Santarém tem "responsabilidade acrescida" nos 40 anos do 25 de Abril

Várias instituições do concelho de Santarém juntaram-se para dar à cidade um papel de destaque na comemoração dos 40 anos da Revolução de Abril, realçando o seu papel, sob a liderança de Salgueiro Maia, no derrube do Estado Novo.

O vasto programa de comemorações foi apresentado na quinta-feira à noite numa sessão solene realizada no salão nobre dos Paços do Concelho e que contou com os testemunhos de dois homens que participaram no movimento dos capitães e no envolvimento da Escola Prática de Cavalaria de Santarém nos acontecimentos que marcaram a madrugada de 25 de Abril de 1974.

Garcia Correia e Correia Bernardo, actualmente coronéis na reforma, lembraram o contexto histórico da época e os episódios que envolveram a preparação e o desenrolar do golpe, sublinhando a "responsabilidade acrescida" de Santarém de comemorar a data "com maior dignidade".

Salgueiro Maia, o então capitão que conduziu a coluna que partiu de Santarém para Lisboa e que esteve envolvida na ocupação do Terreiro do Paço e na detenção do presidente do Conselho, Marcello Caetano, vai ser alvo de várias homenagens, a primeira das quais no dia 3 de Abril, assinalando a data da sua morte. Um espectáculo com Pedro Barroso e Manuel Freire na noite do dia 24 de Abril no Convento de S. Francisco, um tributo a José Niza, autor do poema "E depois do Adeus" (cuja música serviu de senha para a revolução), uma evocação de Fernando Castelo (dinamizador cultural) e uma homenagem aos presos políticos (com testemunhos) são algumas da iniciativas agendadas.

A evocação de personalidades com intervenção reconhecida na cidade começa a 8 de Março, Dia da Mulher, com homenagens a Mariana Ginestal Machado e Mariana Viegas, estando agendadas até Maio iniciativas que passam por exposições, colóquios, bailes, sessões de cinema, de música e de poesia. A presença de militares de Abril nas escolas, para conversas com alunos do terceiro ciclo, pinturas no Jardim da Liberdade por crianças, árvores decoradas por imigrantes de várias comunidades, distribuição de poemas pelas ruas da cidade, exposição nas montras do centro histórico de criações artísticas e literárias de alunos do primeiro e do segundo ciclos são outras actividades previstas.

O programa resulta de uma organização conjunta da Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril, da Associação José Afonso, da Câmara Municipal de Santarém, das juntas de freguesia e de associações e colectividades.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), nascido depois do 25 de Abril de 1974, referiu o legado de valores de Salgueiro Maia - de que são "fiéis depositários" os que fizeram a revolução "e os que nasceram depois" -, e apelou para que a comemoração sirva para "debater o futuro". A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, de onde Salgueiro Maia era natural e onde foi enterrado em campa rasa como foi seu desejo expresso.

Sugerir correcção
Comentar