Rui Tavares recebe apoio da cúpula dos Verdes europeus

Cabeça de lista do partido Livre elogiado pelo trabalho contra a austeridade, pelos direitos humanos e dos refugiados e sentido de responsabilidade da Europa.

Foto
Ruia Tavares lidera o partido Livre Miguel Nogueira

O cabeça de lista do partido Livre, Rui Tavares, tornou públicos vários vídeos de apoio à sua candidatura da cúpula dos Verdes Europeus, como os dois candidatos do partido à presidência da Comissão Europeia e o co-presidente do grupo parlamentar dos Verdes no Parlamento Europeu.

A alemã Ska Keller, candidata dos Vedes à presidência da Comissão, realça a luta de Rui Tavares “contra a austeridade, mas também pelos direitos humanos e dos refugiados” e elogia o seu trabalho no comité das Liberdades e Direitos Cívicos.

O francês José Bové, o outro candidato daquele partido à presidência – os Verdes têm uma liderança bicéfala na qual o Bloco de Esquerda se baseou para a sua estratégia pós-Louçã – incentiva-o a fazer “uma boa campanha”. “A Europa precisa de ti e nós precisamos de bons portugueses que acreditam na Europa porque sabem que todos juntos podemos mudar a realidade! A austeridade não é uma fatalidade, é uma questão política e depende de nós”, afirma Bové.

Rui Tavares foi eleito eurodeputado em 2009 como independente pela lista do Bloco de Esquerda. Devido a incompatibilidades com o então coordenador Francisco Louçã, a quem acusou de “caça ao independente” e de ser incapaz de lidar com opiniões diferentes, deixou a delegação bloquista e o grupo parlamentar Esquerda Unitária Europeia/ Esquerda Verde Nórdica. Passou então a integrar como independente o Grupo dos Verdes/ Aliança Livre Europeia. Depois de ter tentado, sem êxito, uma convergência à esquerda para uma candidatura conjunta ao Parlamento Europeu, Rui Tavares fundou o partido Livre há dois meses para se poder recandidatar, uma vez que só são aceites candidaturas integradas em partidos ou coligações.

O co-presidente deste último grupo, que agrega 55 eurodeputados, realça o contributo de Tavares para o grupo e defende que “o sul da Europa, e Portugal em especial, precisa de uma voz de representação independente, que pensa autonomamente e não só ideologicamente”. Dany Cohn-Bendit deseja mesmo que a lista de Rui Tavares consiga eleger mais duas ou três pessoas, além do actual eurodeputado, de quem diz que “demostrou um sentido de responsabilidade da Europa fora do comum”.

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar