Rui Tavares foi o nome mais votado na primeira fase das primárias do Livre

Para os seis primeiros lugares da lista ao Parlamento Europeu foram escolhidas quatro mulheres. A regra da paridade obrigou, pela primeira vez, uma mulher a ceder prioridade a um homem.

Foto
Congresso fundador do partido realizou-se em Janeiro no Porto Pedro Granadeiro / NFactos

Rui Tavares foi o nome escolhido por 215 votantes que participaram na primeira fase das primárias abertas do partido Livre. Uma votação "inédita" que coloca o actual eurodeputado, eleito pelas listas do BE em 2009, como o mais provável cabeça de lista do Livre.

Os resultados, divulgados esta terça-feira pelo partido, atribuem à independente Ana Matos Pires o segundo lugar da lista. Mas a candidata obteve apenas cerca de um quarto da votação alcançada por Rui Tavares, ficando-se pelos 51 avais. Os quatro primeiros lugares pertencem ainda a dois candidatos que não são dirigentes do partido, Carlos Teixeira e Luísa Alvares, respectivamente. Fecham a lista dos seis primeiros ao Parlamento Europeu a independente Palmira Silva e o coordenador do núcleo do Porto, Paulo Monteiro.

Estes seis candidatos passarão agora a uma fase de debate e informação que culmina com a segunda e última votação a 6 de Abril. Essa votação irá determinar a ordenação da lista no total dos 21 candidatos, mas se for necessário, adapta-se o resultado à regra da paridade.

Foi o que aconteceu nesta primeira volta das primárias, em que participaram cerca de 300 eleitores. A "experiência inédita" das primárias determinou a eleição de quatro mulheres para os seis primeiros lugares. Rui Tavares explicou ao PÚBLICO: “A lusa-libanesa Safaa Dib fez história ao ser a primeira mulher a ceder a paridade a um homem. Pela primeira vez, a paridade depreciou os homens e uma mulher teve de ceder o passo a um homem”.

Nas primárias abertas do Livre podem votar militantes, apoiantes e cidadãos em geral, nomeadamente membros de outros partidos, desde que subscrevam o manifesto eleitoral do partido. "Este entusiasmo demonstra que é possível apostar na abertura dos partidos políticos aos cidadãos", afirma o LIvre em comunicado.

O partido foi legalizado pelo Tribunal Constitucional na semana passada e tem até 14 de Abril para apresentar formalmente a lista candidata à Europa.

 

 

 

  



Sugerir correcção
Comentar