Rui Machete na Coreia do Sul com 14 empresas

Recente acordo com a União Europeia estipula para 2015 a eliminação dos direitos de importação em Seul.

Foto
Rui Machete é o chefe da diplomacia portuguesa Miguel Manso

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros realiza a partir desta quarta-feira, dia 9, uma visita de três dias à Coreia do Sul, na primeira digressão de Rui Machete com empresários. O reforço das relações bilaterais a nível económico entre Lisboa e Seul é, aliás, a prioridade da visita.

No Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) é sublinhado que as relações com a Coreia do Sul têm um elevado potencial de crescimento. A diplomacia portuguesa considera que existe um vasto leque de negócios por realizar depois de uma primeira fase das relações bilaterais focada a nível político. Neste ponto, é de recordar que o recente Acordo de Comércio Livre entre a União Europeia (UE) e a Coreia do Sul prevê a eliminação até 2015 dos direitos de importação de quase todos os produtos. Por outro lado, a comitiva integra representantes da multinacional Samsung que, em 1982, em Portugal, instalou a sua primeira fábrica no estrangeiro.

Empresas do sector agro-alimentar, com destaque para os azeites e vinhos, revestimentos para a construção civil, tecnologias de informação, turismo religioso e de sistemas de purificação de ar estão representadas na delegação que acompanha Machete.

Em Seul, estes empresários têm como ponto alto a participação no seminário “Portugal-Coreia, fazendo negócios em conjunto”, organizado com a Associação Internacional de Comércio da Coreia (KITA), congénere da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP). No âmbito desta iniciativa, é assinado um memorando de entendimento entre a agência portuguesa e a KITA. Também decorre um encontro da delegação empresarial portuguesa com a associação de importadores coreanos sobre novas oportunidades de negócios.

Pedro Pessoa e Costa, administrador do AICEP, e o coordenador da agência portuguesa para a região da Ásia-Pacífico, Paulo Domingues, integram esta missão. Os empresários portugueses participam, ainda, no certame Invest Wood, e terão um encontro com a delegação da UE em Seul durante a qual será avaliado o Acordo de Comércio Livre.

A nível político, Rui Machete tem reuniões com o seu homólogo Byung-se Yun, com o ministro da Unificação, Kihl-Jae Ryoo, e com o presidente da Assembleia Nacional, Chang-hee Kang.
 

  



Sugerir correcção
Comentar