RTP e Ministério da Educação unem-se para lançar portal "Ensina"

O Ministério da Ciência e da Educação e a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) assinaram nesta terça-feira um protocolo de colaboração para o lançamento e consolidação do projecto "Ensina", uma plataforma digital disponível para professores, pais e alunos. O site comportará conteúdos audiovisuais de diversas temáticas e pretende ser uma ferramenta de "consulta rápida e acessível" que irá destacar conteúdos que privilegiem a língua, a cultura e a ciência em português.

O portal vai começar por ter 800 conteúdos formativos e de carácter pedagógico distribuídos pelas diferentes temáticas, tais como Artes, Português, Ciência, História, Cidadania, Filosofia, Educação para os Media, Espaço Infantil. O site incluirá também conteúdos relacionados com a RTP [‘Conhecer a RTP’ e a ‘RTP nas escolas’].

Segundo o compromisso assinado, que vigorará por dois anos, sendo automaticamente renovado por igual período, a RTP e o Ministério terão repartidas responsabilidades na concretização e desenvolvimento do projecto.

A RTP irá promover o desenvolvimento de televisões e rádios escolares, mediante acções de formação, visitas de estudo às instalações televisivas, e ainda garantir o fornecimento de conteúdos de apoio ao estudo. Do lado do Ministério, este também terá algumas responsabilidades, tais como divulgar junto das escolas as iniciativas relacionadas com a Educação, podendo começar desde já essa tarefa, divulgando o próprio projecto “Ensina”.

A cerimónia da assinatura do protocolo realizou esta terça-feira no Pavilhão do Conhecimento, e contou com a presença de responsáveis governamentais e da RTP – o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, o secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, o secretário de Estado adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, o director geral da Educação, Fernando Reis, o presidente do conselho de administração da RTP, Alberto da Ponte, e alunos da Escola Secundária Eça de Queirós, de Lisboa.

Tanto os alunos como os professores presentes na cerimónia destacaram a utilidade da plataforma digital no estudo e as potencialidades que esta oferece ao confrontar os alunos com reportagens, documentários históricos e arquivos únicos disponibilizados pela televisão.  
 

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