Rosário Gama diz que ministra fez “convite” a reformados para não votarem no PSD/CDS

Dirigente socialista mantém que TSU não deve ser mexida

Foto
As 13 mil assinaturas da petição foram recolhidas apenas no espaço de um mês, disse Rosário Gama Sérgio Azenha

Maria do Rosário Gama, presidente da Apre, Associação de Pensionistas e Reformadas, considera que a possibilidade admitida pela ministra das Finanças de cortar nas pensões a pagamento é um “convite” aos reformados a não votarem na coligação PSD/CDS.

 “Acho que a senhora ministra das Finanças acabou de fazer convite aos reformados não votarem no PSD/CDS. Quando uma ministra vem com uma medida que já foi chumbada pelo Tribunal Constitucional e novamente para agravar as pensões em pagamento é um convite para os reformados não votarem na coligação”, afirmou aos jornalistas, à margem da comissão nacional do PS, a decorrer em Lisboa.

Rosário Gama, que é membro da comissão política e comissão nacional do PS, tem sido uma das vozes críticas da redução temporária da Taxa Social Única (TSU), que consta do projecto de programa eleitoral do PS. “Continuo a acreditar que a TSU não deve ser mexida, a TSU é uma taxa contributiva que constitui receita importante para a Segurança Social. É uma opinião pessoal, foi o que disse na semana passada [na comissão política] continuo a dizer agora”, afirmou.

Questionada sobre a defesa que o líder do PS tem vindo a fazer da medida, Rosário Gama respondeu: “E o que é que eu posso fazer? Se o António Costa não quer abdicar, não abdicará. Mas não se deve mexer. Apesar de haver diversificação de fontes de financiamento – que eu concordo, aliás concordo com muita coisa do programa socialista – deve ser para reforçar as receitas da Segurança Social”.

Já sobre se vai votar contra o programa eleitoral na convenção do partido, marcada para 5 e 6 de Maio, a dirigente socialista não quis dar uma resposta definitiva. “Vamos ver”, disse. 

Sugerir correcção
Comentar