Ribeiro e Castro abstém-se no projecto sobre feriados do PCP

Reposição de quatro feriados teve os votos a favor de toda a oposição, mas foi chumbada pela maioria.

Foto
Ribeiro e Castro defende que acabar com feriado de 1 de Dezembro é atacar independência Nuno Ferreira Santos

O deputado do CDS José Ribeiro e Castro absteve-se no projecto de lei do PCP que pretendia repor quatro feriados eliminados em 2013 e que foi chumbado com os votos da maioria PSD/CDS.

Todas as bancadas da oposição, PS, PCP, BE e PEV votaram a favor. O deputado do PSD Paulo Mota Pinto anunciou que irá entregar uma declaração de voto sobre um dos feriados. 

Na declaração de voto apresentada por Ribeiro e Castro, o ex-líder do CDS argumenta que não poderia votar contra nem a favor do projecto de lei comunista. "Em consciência, jamais poderei votar a favor de uma lei que inclua ou pressuponha a eliminação do 1º de Dezembro, nem contra outra que contemple a sua reposição", escreveu o deputado. 

José Ribeiro e Castro declara que o projecto de lei do PCP insere-se na reavaliação da decisão de eliminar os quatro feriados (1 de Dezembro, 1 de Novembro, 5 de Outubro e Corpo de Deus) mas fá-lo "de forma inaceitável e errada".

Desde logo pela linguagem (feriados "roubados" e que entretanto o PCP alterou para feriados abolidos) que é "imprópria, belicosa e zaragateira" mas também porque esta resposta da bancada comunista "é leviana e irresponsável e não foi precedida, nem rodeada de qualquer reflexão séria e cuidada sobre o problema dos feriados". 

O deputado do CDS é um forte crítico da decisão do Governo de eliminar o 1º de Dezembro e reitera essa crítica na declaração de voto.

Sugerir correcção
Comentar