PSOE retirou o microfone a Seguro

Socialistas espanhóis terão dado a entender que o discurso de Seguro não era oportuno numa fase em que disputa a liderança.

Foto
Desta vez, quiseram ficar quase todos na fotografia com António José Seguro nélson garrido

O secretário-geral do PS, António José Seguro, cancelou a sua deslocação a Madrid para o congresso extraordinário do PSOE (Partido Socialista Obrero Español), que se realizou este fim-de-semana, depois de se ter apercebido de uma alteração de planos no programa para o encontro que entronizou Pedro Sánchez como o novo líder do partido espanhol.

Ao que o PÚBLICO apurou, depois de ter sido acertado que Seguro iria discursar, os espanhóis recuaram, dando a entender que não consideravam oportuno que o líder dos socialistas portugueses falasse perante os congressistas. Perante a mudança de planos, Seguro terá optado por não se deslocar à capital vizinha.

Confrontada com estas informações, a assessora do secretário-geral do PS apenas disse ao PÚBLICO que Seguro cancelou a viagem por “razões de ordem pessoal”. Certo é que não cancelou a segunda iniciativa agendada para este domingo, ou seja, uma visita à Feira Regional de Oliveira do Hospital ao início da noite.

O motivo mais forte apontado para o incidente terá sido o presente momento de disputa interna entre os socialistas portugueses. Os espanhóis terão pretendido evitar dar visibilidade a um dos dois candidatos que disputa a liderança do PS.

A equipa de António Costa, por seu turno, garantiu ao PÚBLICO não ter nada a ver com o assunto, assumindo não ter questionado a presença de Seguro em Madrid num momento em que este é candidato às primárias socialistas. “Estamos completamente à margem de tudo o que possa ter acontecido”, asseverou um assessor de Costa.

Dois dias após a eleição de Pedro Sánchez para o cargo de secretário-geral do PSOE, o líder dos socialistas portugueses enviou-lhe uma mensagem de felicitações em que “reiterou o empenho na cooperação entre os dois partidos na defesa de políticas que promovam crescimento, o emprego e a coesão social na União Europeia”. Desde há muito que Seguro aposta na proximidade com os seus congéneres europeus e com o PSOE em particular. Em Novembro do ano passado esteve numa conferência política organizada por aquele partido. Em Abril de 2013, recebeu na sede do PS, no Largo do Rato, o então secretário-geral do PSOE, Alfredo Rubalcaba, onde assumiram em unanimidade a crítica às políticas de direita que estavam a dividir a Europa e a assassinar o projecto europeu.

Nesse encontro estava também o primeiro-secretário do Partido Socialista Francês (PSF), Harlem Désir, com quem, no passado dia 20, domingo, António Costa reuniu no Palácio do Eliseu, na sua qualidade de secretário de Estado francês para os Assuntos Europeus.

Do lado de Costa, o encontro não foi publicitado. Mas Harlem Désir fez questão de anunciar o seu encontro com o presidente da câmara de Lisboa. Na rede twitter colocou uma foto com os dourados elisianos como fundo de uma conversa sobre o “futuro da Europa, solidariedade, crescimento e emprego”.

O governante francês foi primeiro-secretário do PSF entre 2012 e 2014, tendo passado pelo Parlamento Europeu quando António Costa foi também eurodeputado.

Sugerir correcção
Comentar