PSD espera “mais dinâmica” com dados da execução orçamental e regresso aos mercados

PSD espera que resultados tragam mais confiança na economia e que gerem emprego.

Foto
Montenegro descreve um clima de "recuperação da confiança e credibilidade" Daniel Rocha

O líder parlamentar do PSD considerou que os dados da execução orçamental conjugados com o regresso aos mercados criaram “uma semana muito positiva para a vida dos portugueses” ao criarem os “alicerces” para uma economia que gere mais emprego.

“É uma semana muito positiva para a vida dos portugueses, que nós temos a noção que não se consubstancia naquele que é imediatamente o seu quotidiano, mas que são os alicerces para que no futuro possamos ter confiança e uma economia mais dinâmica que possa gerar mais emprego”, afirmou Luís Montenegro aos jornalistas no Parlamento.

Montenegro destacou a “tenacidade, a persistência e também alguma paciência dos portugueses, das empresas e das famílias portuguesas” neste processo, lamentando que “todos os partidos da oposição, em particular o Partido Socialista, se apresentem muito perdidos no tempo”. “Querem afirmar que tinham razão antes do tempo quando nunca a tiveram, quiseram afirmar que Portugal precisava de mais tempo para cumprir o seu programa quando isso significava ter um segundo resgate, coisa em que o Governo e maioria não alinharam”, afirmou.

“O secretário-geral do PS anda mesmo perdido no tempo porque não é capaz, com a evidência do sucesso, do esforço, que temos empreendido, de reconhecer precisamente o caminho positivo que nós já trilhámos e o rumo certo que estamos a seguir”, defendeu. Luís Montenegro ressalvou que os níveis de desemprego estão “acima daquilo que seria expectável, ainda que fosse expectável que ele subisse neste período de ajustamento”, e a receita “não cumpriu as previsões”.

“Creio que o clima que está criado, de recuperação da confiança e credibilidade, é um bom sinal para que na execução de 2013 possamos ter um comportamento do lado da receita mais eficiente e o próprio consumo interno possa ter alguma recuperação”, disse. O líder da bancada do PSD sublinhou que o Governo conseguiu “reduzir a despesa de forma acentuada”, e “tem cumprido que principal esforço da recuperação orçamental iria assentar do lado da despesa”.

De acordo com os dados divulgados na quarta-feira pela Direcção-Geral do Orçamento, na síntese de execução orçamental que fecha o ano de 2012, o défice em contabilidade pública e segundo os critérios acordados com a troika ficou-se pelos 8329 milhões de euros (5% do PIB), quando o limite um limite estabelecido com a troika era de 9028 milhões de euros (5,4% do PIB). A receita da administração central ficou 880,2 milhões de euros abaixo do esperado em 2012, tendo o Estado arrecadado menos 1642,4 milhões de euros em receitas com IRS e IRC em 2012.

O Estado encaixou 800 milhões de euros de receita com a concessão da ANA, mais 200 milhões de euros do que o inicialmente previsto pelo Governo, o que acabou por melhorar os valores do défice em contabilidade pública.

 

Sugerir correcção
Comentar