PSD escolhe José Eduardo Martins para coordenar programa eleitoral em Lisboa

Ainda sem candidato à câmara, sociais-democratas apostam num crítico da liderança de Passos Coelho para preparar as propostas do partido para as eleições locais de 2017

Foto
José Eduardo Martins em Abril, no 36.º Congresso do PSD, em Espinho ADRIANO MIRANDA / PUBLICO

A concelhia de Lisboa do PSD escolheu o ex-deputado José Eduardo Martins, um crítico da actual liderança do PSD, para coordenar o programa eleitoral autárquico do partido para a câmara da capital, nas eleições locais do próximo ano.

Desta forma, o PSD afasta, aproximando, o militante que durante algum tempo foi apontado como possível candidato do partido à Câmara de Lisboa. Em Abril, no Congresso do PSD, em Espinho, o ex-ministro José Pedro Aguiar Branco desafiou Martins e Pedro Duarte, ambos críticos da actual liderança social-democrata, a candidatar-se, respectivamente, às câmaras de Lisboa e Porto. José Eduardo Martins vai agora dedicar-se a discutir ideias e políticas para o futuro da capital.

O presidente da concelhia, Mauro Xavier, elogia o perfil e currículo de Eduardo Martins, de 46 anos, que foi secretário de Estado nos governos de Durão Barroso (Ambiente) e de Pedro Santana Lopes (Desenvolvimento Regional). O líder do PSD-Lisboa afirma que a “forma de pensar bem com o currículo" de José Eduardo Martins "têm sido um bom exemplo de dedicação à causa pública”.

Ao PÚBLICO, Mauro Xavier desvalorizou o facto de o partido ter optado por avançar já com o nome do coordenador autárquico para Lisboa sem ainda ter encontrado um candidato para protagonizar a lista dos sociais-democratas à câmara. “Agora é o momento de discutirmos as ideias e os projectos para Lisboa e para as 24 juntas de freguesias do concelho”, disse o dirigente, mostrando-se “muito contente” por Eduardo Martins ter aceitado o convite.

O líder concelhio desvaloriza o facto de o partido não ter ainda o seu candidato a Lisboa, referindo que no PSD não há candidatos anunciados em nenhuma autarquia. “O timing definido pelo presidente do partido [Passos Coelho] para a escolha dos candidatos a presidente de câmara para as eleições autárquicas não é este. Este é o timing para o partido começar a discutir ideias para o futuro de Lisboa”.

José Eduardo Martins, advogado de profissão, trabalha no mesmo escritório de advogados que Marques Mendes, em Lisboa. O agora indicado coordenador do programa autárquico do partido à Câmara de Lisboa é sócio do escritório Abreu Advogados, no qual Marques Mendes é consultor.

O programa eleitoral do PSD-Lisboa deverá estar concluído a 31 de Março do próximo ano. Na segunda-feira será lançada a plataforma lisboacomfuturo.pt. 

Sugerir correcção
Comentar