PSD e CDS unem-se para apoiar Marcelo

CDS-PP marca conselho Nacional para a próxima semana, no mesmo dia da reunião do PSD para lançarem o candidato a Belém.

Foto
Os dois partidos tinham acertado que teriam uma “posição comum” sobre as presidenciais Enric Vives-Rubio

O CDS-PP marcou um Conselho Nacional para a próxima  quinta-feira, dia 10, para decidir as presidenciais. Tudo aponta para que seja declarado o apoio a Marcelo Rebelo de Sousa. No mesmo dia, o PSD também reunirá os conselheiros nacionais para declarar apoio ao professor.

Os dois partidos tinham acertado que teriam uma “posição comum” sobre as presidenciais mas que a decisão só seria tomada após as legislativas de 4 de Outubro. Tanto no PSD como no CDS a proposta da direcção do partido é a declaração de apoio a Marcelo Rebelo de Sousa, o único candidato de centro-direita assumido até agora, depois de Rui Rio e de Santana Lopes terem desistido de avançar.

Mesmo já sem a coligação de Governo, PSD e CDS mantêm uma posição comum nas eleições presidenciais, que vêem como uma segunda  volta das legislativas  e onde esperam conseguir derrotar o PS.

António Costa ainda não revelou qual o candidato que o partido apoiará – Sampaio da Novoa ou Maria de Belém.

Na sua última entrevista televisiva, o líder do PSD, Passos Coelho, inclinou-se para o apoio a Rebelo de Sousa, desvalorizando algum incómodo no partido face à posição mais à esquerda assumida pelo candidato e por não ter assumido o que faria nesta crise política caso já fosse Presidente.

O PSD também deverá fixar já as datas das eleições directas para Março e o Congresso ordinário para 1,2 e 3 de Abril. O CDS, por seu turno, ainda não deverá avançar com uma data para o seu congresso, sendo certo que será depois das presidenciais e próximo da data da reunião  magna dos sociais-democratas.

Sugerir correcção
Ler 11 comentários