PSD e CDS separados nas eleições beneficia PS, diz sondagem

Estudo de opinião mostra que a direita consegue mais deputados se concorrer coligada, mas fica em empate técnico com os socialistas.

Foto
Os dois partidos da direita irão anunciar "dentro de pouco tempo" como irão concorrer às legislativas, promete Pedro Passos Coelho. Miguel Manso

Se as legislativas se realizassem agora, PSD e CDS conseguiam mais deputados se concorressem em coligação do que se forem separados às urnas. Mas ficariam empatados com o PS. Se a direita fosse a votos separada, os socialistas ganhavam, aponta um estudo de opinião da Eurosondagem.

De acordo com a sondagem divulgada neste sábado pelo Expresso e pela SIC, o cenário mais vantajoso para a direita é a coligação. Nesse caso, o PS poderia chegar aos 37,5% dos votos, enquanto PSD/CDS conseguiriam 35%. Os socialistas sentariam na Assembleia da República entre 100 e 105 deputados, ao passo que a direita teria entre 98 a 103.

Mas se os agora irmãos de Governo preferissem submeter-se à avaliação dos eleitores com listas independentes, então os sociais-democratas (27,8%) elegeriam entre 78 a 87 parlamentares, enquanto o CDS-PP (7,7%) estaria entre os 13 e 17. O PS, em tal cenário, segundo a sondagem, não sofreria grande alteração: com 36,5% poderia eleger entre 99 e 105 deputados.

Apesar de em termos percentuais os dois cenários mostrarem valores muito aproximados seja em coligação ou para o PSD e CDS em separado, a diferença acaba por ser ditada pelo rácio de deputados atribuídos nos distritos mais populosos. Números que acabam por ser mais favoráveis à direita em coligação.

Carlos César, presidente do PS, considera os resultados desta sondagem uma “má notícia” para a direita. "O que é verdadeiramente inexplicável é como é que um Governo que tem maioria absoluta e venceu as últimas eleições com maioria absoluta está agora a perder", o responsável socialista, citado pelo Lusa, à margem do encontro de autarcas socialistas que decorre neste sábado em Santarém.

A sondagem também revela, afirma Carlos César, que a direita está "praticamente totalizada em Portugal no PSD e no CDS" situando todo o restante eleitorado nos partidos à esquerda, o que, no seu entender, numa lógica de voto útil, jogará a favor do PS "ou de outros que possam ajudar" o partido a liderar uma alternativa. "Esta sondagem não é uma má notícia para a esquerda é sim para a direita", argumenta.

Pedro Passos Coelho, presidente do PSD, deixa este sábado a porta aberta a uma solução de Governo de bloco central com o PS numa entrevista ao Expresso, mas também afirma que irá "procurar que a experiência destes quatro anos em conjunto com o CDS possa prosseguir". E diz ter a expectativa de conseguir uma maioria absoluta. Os dois partidos vão esclarecer "dentro de pouco tempo" qual a "fórmula política" que vão usar no próximo desafio eleitoral, promete.

Litoral Centro e Norte faz a diferença
A diferença nos resultados da direita entre os dois cenários está sobretudo nos distritos do litoral Centro e Norte onde, na hipótese de existir uma coligação, esta consegue mais deputados do que quando PSD e CDS concorrem em separado.

De acordo com os mapas disponibilizados pelo Expresso, o cenário é mais favorável à direita coligada nos distritos de Braga, Vila Real, Castelo Branco, Coimbra, Porto, Aveiro, Lisboa e Setúbal.

Caso não houvesse coligação, a CDU seria a terceira força mais votada (10%) e poderia eleger entre 20 a 21 deputados, ao passo que o BE (4,4%) poderia ter quatro a seis. O PDR de Marinho e Pinto (2,7%) e o Livre de Rui Tavares (2,3%) elegeriam, cada um, dois a três parlamentares.

No cenário da coligação, o terceiro lugar da CDU (9,6%) permitia-lhe entre 18 e 21 cadeiras no Parlamento, quatro ao Bloco (4,2%), duas ao PDR (2,5%) e uma a duas ao Livre (2,1%).

A sondagem foi realizada pela Eurosondagem entre 18 e 25 de Fevereiro, com 1515 entrevistas validadas, realizadas através de telefone fixo, em Portugal continental e nas regiões autónomas dos Açores e Madeira. O erro máximo da amostra é de 2,52% para um grau de probabilidade de 95%, indica a empresa.

Sugerir correcção
Comentar