PSD e CDS chumbam audição de Álvaro Santos Pereira sobre o Alqueva

O Parlamento rejeitou hoje com os votos contra do PSD e do CDS a audição do ministro da Economia e do Emprego, para prestar esclarecimentos relacionados com o abandono do projecto turístico do GRUPO SAIP no Alqueva.

Para além da presença de Álvaro Santos Pereira, o requerimento apresentado pelo PS na Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas previa ainda a audição do presidente da Caixa Geral de Depósitos, que foi aprovada.

O grupo Sociedade Alentejana de Investimento e Participações (SAIP), liderado por José Roquette, revelou no início de Agosto ter apresentado um processo especial de insolvência relativamente a quatro das suas empresas.

Os pedidos foram apresentados no Tribunal de Reguengos de Monsaraz, concelho onde estava a “nascer” um projecto então reconhecido pelo Governo como de interesse nacional (PIN), denominado Roncão d’El Rei, nas margens do Alqueva, avaliado em cerca de mil milhões de euros, montante a investir ao longo de várias décadas.

A SAIP, que já tinha a decorrer obras no complexo, nomeadamente com a construção do campo de golfe, alegou falta de acordo com a banca para o financiamento do projecto turístico, dirigindo então críticas ao grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD).

O projecto foi considerado como “fundamental para o desenvolvimento do interior do país e para o combate às assimetrias regionais”, pela câmara municipal de Reguengos de Monsaraz, numa posição então aprovada por unanimidade em que foi sublinhada a “enorme surpresa, tristeza e indignação” do município em relação à “forma como o processo foi conduzido nos últimos meses”.


 

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues