Passos reúne Conselho de Ministros e Comissão Permanente do PSD

Governa tenta fechar sétima avaliação da troika em clima de tensão. Reunião do PSD estará relacionada com divisões entre partidos da coligação.

Foto

O Partido Social Democrata (PSD) convocou de urgência para este domingo uma reunião da Comissão Permanente, apurou o PÚBLICO junto de fontes sociais-democratas.

A hora da reunião ainda não está marcada, por estar a decorrer desde as 15h o Conselho de Ministros, em que o Governo tenta fechar o pacote de cortes que é uma das condições para fechar de forma bem sucedida a sétima avaliação do programa de ajustamento português.

Segundo as mesmas fontes, a marcação desta reunião do PSD deve-se ao facto de haver desentendimentos sérios entre os partidos da coligação governamental, sobre o menu final a apresentar à troika de credores internacionais para concluir a sétima avaliação.

O Governo está a tentar concluir a sétima avaliação a tempo da reunião de segunda-feira do Eurogrupo (ministros das Finanças da zona euro).

No centro do braço de ferro tem estado a questão dos cortes nas pensões. No anúncio da reforma do Estado, Pedro Passos Coelho revelou a intenção de impor uma taxa extraordinária sobre as pensões, algo que Paulo Portas assumiu há uma semana que não pode aceitar.

Sugerir correcção
Comentar