PS quer conhecer parceria entre a RTP e o Diário Económico

Deputados socialistas questionam a razão de “uma empresa sobredimensionada” como a RTP, citando o Governo, recorrer a um outsourcing (contratação de serviços a empresas externas).

Foto
Foto: Pedro Cunha / Arquivo

Deputados do PS remeteram esta quinta-feira uma pergunta ao presidente do Conselho de Administração da RTP, Alberto da Ponte, onde questionam o facto de jornalistas do Diário Económico assegurarem comentários para a RTP e jornalistas da RTP passarem a noticiar na edição em papel do jornal. Os socialistas requerem assim o acesso ao documento que estabelece a parceria entre a estação de televisão pública e o jornal especializado em Economia.

“Estando em execução a reestruturação desta empresa pública e tendo em conta que a mesma, segundo palavras do ex-ministro Miguel Relvas, assenta na necessidade de ultrapassar o evidente sobredimensionamento da empresa e no estabelecimento de uma parceria tecnológica, é imprescindível conhecer dos preceitos que enformam esta parceria”, lê-se no documento a que o PÚBLICO teve acesso.

O deputado socialista Manuel Seabra explica que causa “alguma perplexidade” ao PS que o ex-ministro com a tutela da comunicação social, Miguel Relvas, tenha apontado “custos a mais e trabalhadores a mais na RTP” e que, em simultâneo, se estabeleça agora um protocolo com o jornal Diário Economico.

"A RTP socorrer-se de outsourcing, independentemente dos termos em que foi estabelecido o protocolo, causa alguma perplexidade, ao mesmo tempo que o Governo anuncia um plano de reestruturação que prevê reduzir custos", explica o deputado Manuel Seabra.

Alberto da Ponte anunciou nesta quarta-feira que a empresa prolongará por dez dias o prazo para os trabalhadores da RTP que pretendam candidatar-se ao plano de rescisões amigáveis. O gestor da RTP afirmou também que, até ao momento, 207 trabalhadores da RTP manifestaram interesse em sair da empresa através desta negociação.

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar