PS propõe uma "grande parada militar" para comemorar 40 anos do 25 de Abril

Proposta será apresentada esta quarta-feira na comissão parlamentar de Defesa.

Foto
Daniel Rocha

O deputado socialista Marcos Perestrello propõe "uma grande parada militar", que parta da Avenida da Liberdade até ao Terreiro do Paço, em Lisboa, para comemorar os 40 anos do 25 de Abril de 1974.

"O 25 de Abril foi um golpe militar e portanto o que há a fazer é homenagear os militares que o fizeram", afirmou ao PÚBLICO o deputado do PS. A intenção dos socialistas é que a parada envolva "os três ramos das forças armadas".

A comissão parlamentar de Defesa reúne esta quarta-feira ao final da manhã e um dos pontos na agenda da reunião é a apresentação da proposta do PS para assinalar a revolução dos cravos.

As propostas para comemorar aos 40 anos do 25 de Abril estão a ser ultimadas pelo grupo de trabalho de deputados constituído para o efeito e só serão conhecidas dentro de algumas semanas.

Uma das ideias mais polémicas foi sugerida pela presidente do Parlamento. Assunção Esteves propôs recorrer a mecenato para custear as inciativas, mas retirou a proposta por falta de consenso entre as bancadas parlamentares.

Na passada semana, o PÚBLICO noticiou que a Assembleia da República queria que a artista plástica Joana Vasconcelos ornamentasse chaimites com cravos. Já na terça-feira o atelier de Joana Vasconcelos emitiu um comunicado em que confirma ter sido contactada pela Assembleia da República, embora “neste momento os prazos não permitam a execução do projecto” e “não será possível concretizar a intervenção”.

Sugerir correcção
Comentar