PS diz que Passos está a “chantagear os portugueses”

Socialistas dizem que Governo já não representa os portugueses, mas não insistem em pedir eleições.

O PS considera que a declaração do primeiro-ministro foi “lamentável” e considera que serviu apenas para “chantagear os portugueses”. Mas pela primeira vez esta semana, os socialistas não pediram eleições antecipadas.

Numa curta declaração, o secretário nacional socialista João Ribeiro criticou as palavras de Passos Coelho, dizendo que o chefe de Governo se limitou “a inventar um álibi para desculpar um Orçamento do Estado que estava condenado” à partida. E que está a utilizar o “chumbo” do Tribunal Constitucional como argumento para “castigar os portugueses”.

“O Governo fala e actua como se Portugal já não fosse um país soberano nem um membro de pleno direito da União Europeia”, afirmou João Ribeiro, acrescentando que isso o “impede de lutar por melhores condições para Portugal”.

Para os socialistas, o Governo, ao “insistir no mesmo caminho, em ir além do memorando, na austeridade custe o que custar”, mostra que está “acossado” e “isolado”. E que, se “ainda é o Governo de Portugal, já não é o governo dos portugueses”.

João Ribeiro foi o porta-voz escolhido para ler a declaração socialista a partir do Porto, apesar de no mesmo local estar também o secretário-geral, António José Seguro. Para esta segunda-feira foi entretanto já marcada uma reunião do Secretariado Nacional.

Sugerir correcção
Comentar