Proposta de nomeação presidencial já tinha sido sugerida pelo PS

António Costa defendeu em Março a nomeação do governador do Banco de Portugal por parte do chefe de Estado.

Foto
António Costa Rui Gaudêncio

Cavaco Silva sugeriu esta quinta-feira que seja o Presidente da República (PR) a nomear o governador do Banco de Portugal, sob proposta do Governo e após audição parlamentar.

Esta proposta vai ao encontro de uma outra feita pelo PS de António Costa em Março passado, antes de o Governo voltar a indicar Carlos Costa para a presidência do Banco de Portugal (BdP). O Partido Socialista tinha proposto, na altura, uma revisão constitucional com vista à nomeação do BdP nos mesmos moldes da feita agora pelo Presidente da República. O líder do grupo parlamentar do PS, Ferro Rodrigues, tinha até escrito uma carta formal aos restantes líderes de bancada a sensibilizá-los “para esta questão de Estado”.

Para o PS, a designação do governador do Banco de Portugal devia “garantir o reforço da independência do banco central e da credibilidade do sistema financeiro” e a questão estava revestida de sentido de urgência por ser “fundamental para a estabilidade do sistema política e de confiança no sistema financeiro”, dizia Eduardo Cabrita, deputado socialista e presidente da Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças.

Esta iniciativa acabaria por levar uma 'nega' do PSD/CDS, que invocaram a proximidade das eleições legislativas e do fim do mandato tanto do governador do BdP como do Chefe de Estado.

O líder parlamentar do CDS-PP, Nuno Magalhães, referiu na altura que só rejeitava a proposta do PS por uma questão de calendário, até porque os centristas apresentaram uma iniciativa semelhante na sua proposta de revisão constitucional em 2010.

 

Notícia editada por Leonete Botelho

Sugerir correcção
Comentar