Projecções para a abstenção em Portugal entre 61% e 66,6%

Eurosondagem e Universidade Católica apresentaram estimativas quase idênticas.

Foto
A União Europeia começou a nascer depois da II Guerra Mundial Reuters

Apesar de todos os apelos à participação, as eleições para o Parlamento Europeu em Portugal devem ter registado este domingo uma taxa de abstenção entre os 61 e os 66,6%, de acordo com as projecções avançadas às 19h da RTP/Universidade Católica Portuguesa e da SIC/Eurosondagem.

A da RTP/Universidade Católica Portuguesa é a que considera um intervalo maior, entre os 61 e os 66%. A da SIC/Eursondagem aponta para a taxa de abstenção um valor entre os 62,2% e os 66,6%.

Se se atingisse o valor mais elevado por qualquer uma desta projecções, estariamos perante um recorde absoluto de abstenção em eleições para o Parlamento Europeu - o valor mais alto foi conhecido em 1994, com 64,46%.

As eleições para o Parlamento Europeu disputam-se em Portugal desde 1987, ano em que se registou um recorde de sentido contrário: uma enorme aluência às urnas deixou a abstenção nos 27,58%. Desde então, a abstenção situou-se sempre, com ligeiras oscilações, na casa dos 60%, à excepção da do ano de 1989, em que se ficou pelos 48,9%.

Sugerir correcção
Comentar