O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, elogiou “os esforços corajosos” do Governo português para ultrapassar a crise que afecta Portugal e outros países da Zona Euro, afirmando acreditar que tais esforços serão bem-sucedidos.
Donald Tusk falava nesta sexta-feira em Lisboa, numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, após uma reunião entre ambos, em que debateram os temas que serão abordados no próximo Conselho Europeu, que decorre a 27 e 28 de Junho, em Bruxelas.
A propósito da crise que afecta os países da zona Euro, o chefe do executivo polaco deixou também uma nota de esperança, dizendo que “a experiência polaca mostra que qualquer crise pode ser ultrapassada”.
“A nossa crise de há mais de 20 anos foi como um terramoto, não se pode comparar com as situações actuais de crise na zona euro”, acrescentou.
Apesar das dificuldades actuais, o primeiro-ministro polaco disse que o seu país “não questiona a unidade europeia e o sentido dos esforços para ultrapassar a crise financeira”.
“Nem em Varsóvia, nem em Lisboa, ninguém diz seriamente que a crise que afectou a Europa põe em causa o sentido da União Europeia”, frisou, insistindo que o importante é “uma política de coesão” e saber “utilizar os instrumentos que a União Europeia tem” para vencer a crise.

Comentar