Primeiro-ministro almoça com o economista Joseph Stiglitz em São Bento

Foto
Joseph E. Stiglitz, prémio Nobel da Economia em 2001 Alex Wong/AFP

 O economista norte-americano Joseph E. Stiglitz, laureado com o prémio Nobel da Economia em 2001, almoçou esta terça-feira com o primeiro-ministro, António Costa, em São Bento, disse à Lusa fonte socialista.

Além de António Costa, no almoço também estiveram presentes o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, o porta-voz do PS, João Galamba, e o deputado socialista Paulo Trigo Pereira.

Antes, durante a manhã, Joseph Stiglitz reuniu-se com os grupos parlamentares do Bloco de Esquerda, PS e PCP e encontra-a ao início da tarde com "Os Verdes".

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, será a última figura parlamentar a receber o antigo vice-presidente do Banco Mundial e consultor económico da Administração Clinton, depois de bloquistas, socialistas, comunistas e ecologistas.

Stiglitz pretende ficar a conhecer mais aprofundadamente a realidade económico-social portuguesa antes da conferência que vai protagonizar na Fundação Calouste Gulbenkian, às 18:30, intitulada "Desigualdade num Mundo Globalizado".

O perito de 72 anos participou ainda no relatório do painel intergovernamental sobre alterações climáticas e partilhou o Nobel da Economia em 2007 com o antigo vice-presidente norte-americano Al Gore.

Apreensão com o caminho económico da Europa
Depois de reunir com o economista, a dirigente de "Os Verdes" Manuela Cunha afirmou que Joseph Stiglitz, transmitiu uma mensagem de preocupação face à evolução da União Europeia, defendendo pressão para que a Alemanha aceite uma inversão do actual caminho.

"Joseph Stiglitz mostrou-se muito apreensivo com a visão de médio e longo prazo da União Europeia, principalmente por responsabilidade da Alemanha. Considerou a regra do limite de 3% do pacto de estabilidade perfeitamente ridícula e defendeu a necessidade de pressão para que a Alemanha aceite inverter este rumo", referiu a dirigente ecologista.

Pela parte de "Os Verdes", Manuela Cunha disse que apresentou ao economista norte-americano alguns dos pontos do acordo político celebrado com o PS, designadamente em matérias como o fim das privatizações nos setores da água e dos transportes, a aposta na ferrovia e a travagem do eucalipto.

"Mostrou-se muito interessado nas questões de desenvolvimento e ambiente. Tivemos uma conversa informal muito interessante", acrescentou a dirigente de "Os Verdes".

Sugerir correcção
Ler 6 comentários