Presidente da República na Noruega com economia do mar na agenda

Na comitiva de Cavaco Silva vão quatro ministros e dezenas de empresários e investigadores

Foto
Cavaco Silva afirmou estar "descontraído" com o actual cenário político em Portugal ENRIC VIVES RUBIO

Numa visita de Estado de quatro dias à Noruega, que se inicia este domingo, o Presidente da República visitará Oslo e Bergen, e manterá contactos com o Rei Harald e a Rainha Sonja, bem como com a primeira-ministra Erna Solberg.

Com Cavaco Silva viajam os ministros Nuno Crato, da Educação, Aguiar Branco, da Defesa, Assunção Cristas, da Agricultura e Jorge Moreira da Silva, do Ambiente. Da comitiva fazem parte, também, o Presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, e a nova presidente da FCT, Maria Arménia Carrondo.

Um dos temas principais desta visita de Estado será a “economia azul”. A Noruega é um exemplo de aproveitamento dos recursos oceânicos, com uma economia que depende cada vez do mar: 45% do PIB norueguês, onde se incluem as explorações de petróleo de gás natural que fazem da Noruega o terceiro maior exportador de hidrocarbonetos do Mundo.

É nesse sentido que a Presidência considera esta visita de Estado como “estratégica”. A forte componente científica da deslocação será marcada pela assinatura de um protocolo de cooperação entre os Ministros da Ciência dos dois países e entre a FCT e o Conselho de Investigação Científica da Noruega sobre “Cooperação científica e tecnológica relativa aos oceanos” e por um encontro de cientistas do Instituto de Investigação Marinha norueguês e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O aproveitamento energético será também tema de um encontro entre empresários portugueses do sector (Partex, Galp Energa, EDP Renováveis, REN, EFACEC, CEIIA e DouroGás) e investidores noruegueses. Cavaco Silva participará também na inauguração da exposição dedicada ao arquitecto português  “Álvaro Siza Vieira: Visões do Alhambra”, em Oslo.

Em Bergen, para onde viajará na terça-feira, manterá contactos com a comunidade portuguesa e visitará de barco uma das maiores plataformas de criação de peixes, a Leroy Fish Farm.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários