Presidente da Assembleia da República vai a Angola na próxima semana

Bloco de Esquerda recusa integrar comitiva.

Foto
“A União Europeia que tem a sua unidade comprometida no longo arco das políticas fragmentadas dos Estados", assumiu Assunção Esteves Miguel Manso

A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, vai deslocar-se a Angola, no próxima semana, no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), mas terá também um encontro bilateral com representantes do Parlamento angolano.

O Bloco de Esquerda (BE) é o único partido com assento parlamentar que não irá integrar a comitiva para acompanhar Assunção Esteves neste encontro.

A informação sobre a visita foi dada esta quarta-feira em conferência de líderes, em que a presidente convidou os partidos a indicarem representantes para a visita. O BE recusou com o argumento de que Angola não respeita os direitos fundamentais e com o contexto da deslocação de Assunção Esteves.

"Esta visita é uma tentativa de enquadrar um problema diplomático que inclui dolo ao Estado angolano por parte de Portugal. Nós não consideramos assim. Não aceitamos que Portugal deva nada a ninguém", afirmou Pedro Filipe Soares, líder da bancada bloquista, lembrando que Angola "tem colocado em causa direitos fundamentais como o direito à manifestação e à liberdade de expressão". 

Todos os outros partidos indicaram representantes para acompanhar Assunção Esteves – a presidente do Parlamento é a segunda figura da hierarquia do país. No caso do PSD os deputados que acompanham a presidente da Assembleia da República coincidem com os que foram convidados por ocuparem outras funções. É o caso de Fernando Negrão, presidente da comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, e de Adriano Rafael, que é presidente da delegação parlamentar na CPLP. 
 

Sugerir correcção
Comentar