Cavaco acredita que detenção de Sócrates não afecta imagem externa do país

Presidente da República não comenta caso judicial “por respeito pela separação de poderes”. “Quem nos observa verifica que as instituições democráticas estão a funcionar com toda a normalidade no nosso país.”

Foto

Apesar da multiplicação, na comunicação social estrangeira, de notícias sobre a detenção de José Sócrates, o Presidente da República diz acreditar que a imagem de Portugal não sofrerá grandes danos. Mas não quer comentar o caso judicial “por respeito pela separação de poderes”.

Cavaco Silva, que se encontra de visita aos Emirados Árabes Unidos até sexta-feira, foi questionado pelos jornalistas portugueses, em Abu Dhabi, sobre as consequências para o país da detenção do antigo primeiro-ministro.

“Até há duas semanas, e por dados objectivos que tinha, não tinha a mínima dúvida de que Portugal estava com uma muito boa imagem nos mercados externos, na União Europeia e fora da União Europeia, até pelos contactos que tinha tido com os chefes de Estado que estiveram em Braga na reunião do grupo de Arraiolos”, começou por dizer o Presidente da República. Uma menção temporal alargada para abarcar também o período em que se sucederam as detenções do caso dos vistos gold.

“Mas estou convencido de que essa imagem não se vai alterar significativamente”, afirmou Cavaco Silva, acrescentando: “Espero até que não se altere nada. Porque quem nos observa verifica que as instituições democráticas estão a funcionar com toda a normalidade no nosso país. Por isso, não me parece que vá ocorrer uma alteração da imagem e Portugal no estrangeiro.”

O Presidente desvalorizou o facto de os media estrangeiros falarem sobre o assunto, dizendo que o mesmo acontece quando há um caso noutro país que "atrai a atenção da comunicação social", mas não quis fazer mais comentários. "No respeito pelo princípio da separação de poderes, eu entendo que, como Presidente da República, não devo acrescentar uma única palavra sobre esse assunto."

A jornalista viajou a convite do National Media Council dos Emirados Árabes Unidos

Sugerir correcção
Ler 22 comentários