Prémio Miguel Portas vai distinguir “iniciativas sociais e de intervenção”

Foto
Na quarta-feira, faz um ano que morreu Miguel Portas Nuno Ferreira Santos

Um grupo de amigos e familiares de Miguel Portas anunciaram, neste sábado, a criação de prémio anual com o nome do fundador do Bloco de Esquerda e antigo eurodeputado, para distinguir obras relacionadas com as questões europeias e com o mundo mediterrâneo.

O prémio Miguel Portas terá um valor de 10 mil euros e destina-se a trabalhos “dos mais variados media”, desde “relatos” até à banda desenhada, que devem “privilegiar iniciativas sociais e de intervenção com resultados significativos”, anunciou Nuno Portas.

A apresentação do prémio, pelo pai de Miguel Portas, o arquitecto Nuno Portas, decorreu durante uma evocação da sua memória, no jardim de inverno do Teatro São Luiz, em Lisboa, quase um ano após a sua morte, a 24 de Abril de 2012.

O prémio decorrerá, pelo menos na sua primeira edição, sob o signo “pontes e margens” e o processo de candidatura e o júri serão anunciados “proximamente”, disse Nuno Portas.

A eurodeputada bloquista Marisa Matias assinalou como a criação deste prémio congrega algumas das “paixões” a que Miguel Portas se dedicou, “o Mediterrâneo, a arte e a cultura, as questões europeias”.

Miguel de Sacadura Cabral Portas morreu a 24 de Abril de 2012

, vítima de cancro. Licenciado em Economia, foi jornalista e esteve ligado à política desde a adolescência, militando no PCP. Em 1999 fundou o BE, juntamente com Francisco Louçã, Fernando Rosas e Luís Fazenda, tendo sido eleito eurodeputado por duas vezes (2004 e 2009).

Sugerir correcção
Comentar