Cavaco acredita que um consenso que incluísse a próxima legislatura poderia baixar taxas de juro

Presidente da República insiste num compromisso político entre as forças comprometidas com o programa de ajustamento.

Foto
Cavaco Silva na visita à Nestlé Adriano Miranda

O Presidente da República disse esta segunda-feira, em Estarreja, que "a questão do pós-troika é decisiva para o futuro do País" e insistiu nas vantagens de um compromisso político entre os partidos do arco da governação.

O prefácio do Presidente da República com o sugestivo nome “O período pós-troika”, incluído nos Roteiros VIII que reúnem as intervenções feitas ao longo do oitavo ano do seu mandato, colocou o país a pensar no seu futuro e a fazer muitas perguntas. Esta segunda-feira, à margem da visita à fábrica da Nestlé em Avanca, Estarreja, Cavaco Silva fez questão de explicar as razões de ter estudado, com rigor, o assunto para assim ter legitimidade de colocar por escrito, e assinar por baixo, o que pode suceder se Portugal adoptar um programa cautelar e o que pode acontecer se optar por uma “saída à irlandesa”.

O chefe de Estado insiste num entendimento entre os partidos do arco da governação. Apesar do PSD não ter sido surpreendido com o que leu no prefácio, de o PS ter pedido prudência e coerência nesta matéria, de o PCP avisar que a austeridade só terminará com a determinação do povo português, Cavaco Silva não desiste.

“A evolução tem sido positiva, mas estou convencido de que se existisse um acordo de médio prazo, que incluísse a próxima legislatura, as taxas de juro podiam ainda descer mais do que têm descido nos últimos dias”, revelou precisamente no dia em que as taxas de juro da dívida a 10 anos desceram, pela primeira vez, abaixo dos 4,5 por cento.

Para Cavaco Silva, é importante que portugueses percebam o que podem perder em termos de emprego, de salários, de prestações sociais, de distribuição de rendimentos, se não houver um compromisso político entre as forças comprometidas com o programa de ajustamento. Por isso, o apelo ao consenso político.

“É estranhíssimo que Portugal seja o país na Europa onde é mais difícil o diálogo e o entendimento entre as forças políticas. Devia ser precisamente o país, pelas circunstâncias que atravessa, onde seria mais fácil o entendimento. Se foi possível o entendimento aquando da assinatura do acordo de assistência financeira, agora que as exigências vão ser menores – assim todos esperamos – seria mais fácil o diálogo entre os partidos políticos”, sustentou, avisando que isso “não tem nada a ver com o não respeito pelo princípio de alternância”.  

O Presidente da República não comentou o alarido à volta do seu prefácio em que olha para o futuro do país e onde prevê mais austeridade. “A questão do pós-troika é decisiva para o futuro do país. E, por isso, decidi analisar de forma rigorosa, aprofundada, e por escrito, esta fase da vida portuguesa para explicá-la aos portugueses”. “Tive a preocupação de ser muito rigoroso e de sublinhar a importância de um compromisso político de médio prazo para que Portugal consiga ter melhores resultados no futuro”, acrescentou.

"Estamos a ser observados"
Neste momento, na sua opinião, é necessário acompanhar a evolução da economia internacional, contactar com os parceiros europeus, ver a evolução dos mercados, para que o Governo decida em conformidade quando for chamado para o fazer. E deixou um aviso e um conselho: “Estamos a ser observados do exterior. Somos um país que tem uma dívida externa ainda muito elevada, e é bom que os portugueses conheçam os compromissos que Portugal, ao longo dos anos, assumiu com as instituições europeias. Vale a pena ler os regulamentos e as leis europeias para saber com que desafios somos confrontados no futuro”. 

O Presidente da República esteve esta segunda-feira na fábrica da Nestlé em Avanca, Estarreja, no encerramento das comemorações dos 90 anos da empresa em Portugal. Numa das entradas, tinha à espera cerca de 30 manifestantes da União dos Sindicatos de Aveiro que pediam mais justiça social e menos austeridade com bandeiras vermelhas e palavras de ordem. A viatura do chefe de Estado contornou a manifestação.

A aposta na inovação e o facto da Nestlé ter assumido o compromisso de criar mais 500 empregos para jovens portugueses com menos de 30 anos, até 2016, foram alguns dos aspectos realçados por Cavaco Silva. A Nestlé tem, neste momento, quatro fábricas no nosso país, emprega cerca de 1.850 trabalhadores, assumindo-se como uma especialista europeia no fabrico de produtos na área dos cereais. No ano passado, exportou metade das 37 mil toneladas que produziu para 40 países de três continentes.

Sugerir correcção
Comentar