Portugal vai acolher cimeira do Diálogo 5+5 Europa-Magrebe

Foto
Portas assumiu em Nouakchott, Mauritânia, a co-presidência do Diálogo 5+5 Foto: Carlos Lopes / Arquivo

Portugal vai acolher em 2014 a cimeira e o primeiro fórum empresarial Europa-Magrebe, no âmbito da co-presidência portuguesa do grupo “Diálogo 5+5”, assumida nesta terça-feira.

Segundo nota divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, a presidência portuguesa irá concentrar-se em “novas áreas de cooperação" em que o país tem "maior interesse e capacidade de intervenção”, como as “energias renováveis, desenvolvimento económico, diálogo parlamentar, envolvimento da sociedade civil, incluindo sector privado, e formação diplomática”.

O mandato de Portugal, adianta, terá como objectivos principais “manter a dinâmica política criada” pelos últimos fórum do grupo e “reforçar a coordenação e melhorar a circulação de informação”.

Com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, Portugal assumiu em Nouakchott, Mauritânia, a co-presidência do Diálogo 5+5 para o norte e sul do Mediterrâneo Ocidental, em substituição da Itália e em parceria com a Mauritânia.

Para o Ministério, a presidência é “uma mais-valia política para Portugal”, demonstrando “empenho nas relações com os países do Magrebe”, além de “reforçar a capacidade de interacção com os parceiros magrebinos e com os outros parceiros europeus”.

Durante a co-presidência portuguesa, está prevista a 2ª Conferência dos Ministros do Ambiente sobre energias renováveis , a 16ª Reunião dos Ministros do Interior (CIMO), a par de reuniões ministeriais sobre Transportes e Defesa.

Sugerir correcção
Comentar