Portugal pode enviar tropas para o Golfo da Guiné

Rui Machete revela que a questão está a ser debatida no Governo.

Foto
Rui Machete, ministro dos Negócios Estrangeiros Público

Portugal está predisposto a colaborar com o patrulhamento militar para garantir a segurança no Golfo da Guiné, disse na manhã desta sexta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, durante a conferência internacional sobre a segurança no Golfo da Guiné, organizada pelo Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo Instituto Português de Relações Internacional da Universidade Nova de Lisboa.

Machete disse que a questão está a ser debatida no Governo e referiu que já se fizeram exercícios conjuntos e acções de patrulhamento naquela área com forças de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu ainda que a segurança será um dos temas da próxima cimeira da CPLP, agendada para o dia 23 de Julho, em Díli, capital de Timor-Leste.

Para além dos quatro países ribeirinhos da CPLP – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe – a segurança naquela zona interessa também ao Brasil e a Portugal. Pelo Golfo da Guiné, transitam importantes rotas comerciais, uma zona que produz cinco milhões de barris de crude por dia.

Sugerir correcção
Comentar