Portugal participará na missão contra o tráfico de migrantes no mediterrâneo

Foto
Aguiar-Branco Daniel Rocha

O ministro da Defesa Nacional, Aguiar-Branco, disse esta quarta-feira que Portugal irá "com certeza" participar na operação naval para combater o tráfico de migrantes no mediterrâneo aprovada pela União Europeia, não avançando, porém, em que condições.

"A participação portuguesa [numa missão no âmbito da União Europeia] tem o seu trâmite normal, que passará também por uma reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional, e veremos as condições em que Portugal poderá participar, sendo certo que irá com certeza participar", afirmou o ministro da Defesa à Lusa no final de uma visita ao navio-patrulha Tejo.

Aguiar-Branco lembrou também que esta missão foi "aprovada na reunião dos ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros" da União Europeia realizada na segunda-feira, porém, "ainda está sujeita a alguns condicionalismos, nomeadamente a uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas e também dos países da região, e uma vez verificados esses requisitos, veremos como é que Portugal poderá também participar".

O ministro da Defesa falava no final de uma visita ao navio-patrulha Tejo, na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, um dos quatro da classe 'Stanflex 300' que Portugal adquiriu à Dinamarca.

A União Europeia aprovou na segunda-feira uma operação naval inédita para combater o tráfico de migrantes no mediterrâneo, através do destacamento de navios e aviões de vigilância dos exércitos europeus ao largo da Líbia, anunciou na segunda-feira a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.

A operação, que a política italiana espera que possa ser lançada em junho, tem como objetivo "acabar com o modelo de negócio" de que vivem as máfias, que se aproveitam dos muitos milhares de pessoas que todos os anos procuram melhores condições de vida na Europa, arriscando mesmo atravessar o mar Mediterrâneo em barcos sem condições.

Sugerir correcção
Comentar