Pires de Lima diz que o país está “provavelmente” num momento de viragem económica

O ministro da Economia espera que "2014 possa ser um ano de estabilização económica”.

O ministro da Economia, Pires de Lima, disse esta quarta-feira que deve haver “prudência” na análise dos dados do crescimento económico, mas acrescentou que dão a indicação de que Portugal está “provavelmente” num momento de “viragem económica”.

“Com os dados que conhecemos há sinais de confiança moderada de que estamos num momento de viragem económica, mas é preciso aguardar pelos resultados dos próximo trimestres”, disse esta quarta-feira Pires de Lima aos jornalistas, no final de uma visita à Direção Geral do Consumidor, em Lisboa.

Questionado sobre se este ano será o ultimo de recessão, o ministro da Economia afirmou apenas que espera que “2014 possa ser um ano de estabilização económica”.

O governante, que assumiu a pasta da Economia há quase um mês, fez sempre questão de usar um tom de prudência no comentário ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em cadeia no segundo trimestre, mas ainda assim sublinhou que há vários dados que surgerem uma mudança de rumo económico.

“Começam a surgir sinais de forma consistente - crescimento económico, queda do desemprego, aumento da produção, aumento do turismo, melhoria dos índices de confiança dos consumidores - que se vão acumulando no sentido de confirmar a ideia de que provavelmente estamos num momento de viragem económica”, afirmou Pires de Lima.

De acordo com a estimativa rápida divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o PIB terá crescido 1,1% no segundo trimestre, em comparação com os primeiros três meses do ano, interrompendo um movimento de queda que durava desde os últimos três meses de 2010.

No entanto, em termos homólogos, o PIB continuou a cair. A quebra apresentada neste segundo trimestre do ano foi de 2% face ao segundo trimestre do ano passado.

Sugerir correcção
Comentar