Portugal envia fragata e helicóptero para Cabo Verde esta sexta-feira

Meios marítimos terão missão de 15 dias. Para a ilha do Fogo segue também uma equipa de comunicações que ficará por mais tempo.

Foto
Aguiar-Branco Miguel Madeira

A fragata Álvares Cabral equipada com um helicóptero Lynx e uma equipa de comunicação via satélite vão partir nesta sexta-feira para Cabo Verde para auxílio às operações de apoio à população da ilha do Fogo, na sequência da erupção do vulcão Pico do Fogo.

José Pedro Aguiar-Branco, que está com o Presidente da República em visita aos Emirados Árabes Unidos, confirmou no Dubai aos jornalistas que os meios da Marinha portuguesa seguem para o arquipélago atlântico a pedido das autoridades cabo-verdianas. A fragata e o helicóptero serão disponibilizados por 15 dias, mas a equipa de comunicação via satélite, treinada para situações de catástrofe como esta, “terá uma missão um pouco mais prolongada”.

Os meios foram solicitados por Cabo Verde para suprir eventuais problemas nas comunicações em caso de catástrofe e para efectuar as necessárias evacuações.

Segundo informação da Marinha, na largada do navio, marcada para as 16h30 da Base Naval do Alfeite, estarão presentes o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, o general Pina Monteiro, e o Chefe do Estado-Maior da Armada, o almirante Luís Manuel Fourneaux Macieira Fragoso.

José Pedro Aguiar-Branco também confirmou que o navio de patrulha oceânica que está a cumprir missão no âmbito do programa Frontex de vigilância das fronteiras europeias efectuou esta semana mais uma missão de resgate, desta vez de 182 pessoas.

“Isto significa que a Marinha portuguesa tem uma capacidade de intervenção, de resposta e de prontidão asseguradas” para conciliar missões como a Frontex, que já estava pensada e programa, “com missões inopinadas, como a de Cabo Verde, para responder a situações de emergência e de cumprimento de solidariedade”, defendeu o ministro da Defesa.

 O PÚBLICO viajou a convite do National Media Council dos EAU
 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários