Portugal mantém o compromisso de contribuir com um milhão de euros para as missões das Forças Armadas no Afeganistão a partir de 2014, e quer manter a operação no Kosovo, disse hoje o ministro da Defesa.
José Pedro Aguiar-Branco falava aos jornalistas, em Bruxelas, à margem da reunião dos ministros da Defesa da NATO, que termina na quarta-feira e tem na agenda temas como o papel da Aliança no Kosovo e a futura missão no Afeganistão.
Questionado sobre se a presença portuguesa no Afeganistão vai manter-se para além de 2014, o ministro escusou-se a dar uma resposta concreta, afirmando que a questão será avaliada no momento próprio.
“A seu tempo será avaliada qualquer matéria relativamente ao prolongamento, ou não, da nossa participação depois de 2014”, disse Aguiar-Branco, sublinhando que Portugal já assumiu “o compromisso de contribuir com um donativo de um milhão de euros para sustentação das forças nacionais afegãs” a partir daquela data.
“Neste momento, a certeza que temos é que cumpriremos aquilo que são as directivas da Cimeira de Lisboa e, até 2014, assumiremos o nosso compromisso”, acrescentou o ministro.
A participação de militares portugueses na missão internacional no Afeganistão (ISAF) custa perto de 20 milhões de euros por ano a Portugal.
Sobre a operação no Kosovo, Aguiar-Branco disse que, para já, está previsto que continue nos mesmos moldes.
“Neste momento em que estou a falar, é vontade que a operação se mantenha nesses exactos termos”, disse.

Comentários