Portas vê "sinal de esperança" na descida do desemprego

"É o número mais baixo em muitos anos", salientou o vice-primeiro-ministro, no encerramento do fórum de negócios Moçambique-Portugal.

Foto
Portas diz que se deve "meditar" sobre descida nas zonas urbanas Miguel Manso

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, considerou nesta terça-feira que a descida da taxa de desemprego, que em Maio se fixou nos 14,3%, é um "sinal de esperança", destacando ser o valor "mais baixo em muitos anos".

"O desemprego está a descer constantemente, ainda lentamente, mas com uma tendência que já é muito significativa. Ficámos hoje a saber que o desemprego está em 14,3%. É o número mais baixo em muitos anos, é um sinal de esperança", afirmou Paulo Portas no encerramento do fórum de negócios Moçambique-Portugal, que decorreu esta tarde num hotel em Lisboa.

"Ainda há 14,3% de desemprego, mas em pouco mais de um ano descemos mais de três pontos percentuais o valor do desemprego", destacou o vice-primeiro-ministro, recordando que, durante o resgate, o desemprego chegou a atingir os 17,7%.

A taxa de desemprego em Portugal voltou a recuar em Maio, para 14,3%, contra 14,6% em Abril, menos 2,6 pontos percentuais do que um ano antes (16,9%), a segunda maior descida homóloga da União Europeia, segundo dados do Eurostat divulgados nesta terça-feira.

Dirigindo-se aos empresários presentes, o vice-primeiro-ministro destacou que, depois da recessão, "o crescimento está de volta e há criação de emprego para que progressivamente o desemprego vá baixando". O governante destacou ainda que, hoje, "por cada empresa que desaparece nascem duas", quando há um ano "por cada que nascia duas desapareciam", considerando que esta é uma "mudança para melhor" da economia portuguesa.

Sugerir correcção
Comentar