Portas fala às 19h sobre novo pacote de austeridade

Líder do CDS-PP reage às medidas depois de Passos ter tido que esteve directamente envolvido na sua elaboração.

Foto
Passos diz que Portas participou activamente da elaboração do novo pacote de medidas de austeridade Reuters

Paulo Portas, líder do CDS-PP e ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, falará às 19h deste domingo sobre o novo pacote de medidas de austeridade anunciado pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho na sexta-feira.

Desde que as medidas foram conhecidas, o CDS-PP – parceiro do PSD na coligação no Governo – tem-se mantido em silêncio. Todos os outros partidos já se pronunciaram.

A hipótese de Paulo Portas demarcar-se das novas medidas – que incluem o aumento da idade da reforma e o despedimento de milhares de funcionários públicos – tornou-se improvável depois de Passos Coelho ter dito, sábado, que o líder do CDS-PP esteve directamente envolvido na sua elaboração.

“No menu de medidas apresentadas, há várias que decorreram do seu empenho pessoal, da sua tentativa de melhorar as propostas dentro do Governo e de tornar as soluções (...) menos penosas para as pessoas”, disse o primeiro-ministro, em Pombal, à margem do almoço comemorativo do 39.º aniversário do PSD. Portas, segundo Passos, tem utilizado “o seu talento para encontrar as melhores soluções”.<_o3a_p>

As medidas anunciadas destinam-se a reduzir em 4800 milhões de euros as despesas do Estado. Entre elas, está o aumento para 66 anos da idade da reforma com pensão integral, a dispensa de 30 mil funcionários públicos e o aumento do seu horário de trabalho semanal de 35 para 40 horas.<_o3a_p>

Sugerir correcção
Comentar