Portas diz que "economia portuguesa precisa de músculo"

Governante deu início a visita de cinco dias à Índia com inauguração de um ginásio.

Foto
Paulo Portas Enric Vives-Rubio

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, disse neste domingo na Índia, após a inauguração de um ginásio, que a economia portuguesa precisa de músculo e de “esforço físico bem-sucedido”.

“Tenho muito gosto em começar aqui no ginásio. Também é uma metáfora: a economia portuguesa precisa de cardio, precisa de tónico, de músculos, precisa de abdominais, que custa um bocadinho mais. Mas, precisa de esforço físico bem-sucedido e isto aqui é um bom exemplo”, afirmou Paulo Portas depois da inauguração de um ginásio da VivaFit, num centro comercial em Guargaon, Nova Deli.

O ministro dos Negócios Estrangeiros que inicia uma visita de cinco dias àquele país, com deslocações a Bombaim e Goa, referiu-se à diplomacia económica. “É um bom sinal começar esta visita que tem muito a ver com diplomacia económica e com a promoção das empresas portuguesas que são parte da bandeira nacional, com uma pequena empresa”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros.

“Chamo a atenção que os equipamentos são comprados e fabricados em Portugal, em empresas da região de Aveiro e trazem o nome da nossa capacidade de produzir, em termos industriais, para um mercado gigantesco como é um mercado de mais de mil e trezentos milhões de pessoas que é o mercado da Índia”, disse ainda Paulo Portas referindo-se ao ginásio português.

“Cada vez que conseguimos progredir fora estamos a proteger a nossa rectaguarda, a criação de riqueza, os nossos postos de trabalho e empresas em Portugal”, concluiu Paulo Portas que tinha agendada uma reunião com os mais de 30 empresários que acompanham a visita à Índia.

Na segunda-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros vai participar no Portugal Business Forum, tem ainda um encontro marcado com o ministro das Relações Externas da Índia, Shri Salman Khushid, com o presidente do Bharatiya Janata Party – partido conservador de inspiração hindu, fundado em 1980 e que é presentemente a segunda maior formação no Parlamento do país.

Paulo Portas, que viaja acompanhado pelo secretário de Estado da Cultura e pelo presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, vai também na segunda-feira assinar uma convenção sobre Segurança Social com o Governo indiano.

Sugerir correcção
Comentar