Portas aconselha a que se “trate bem” quem investe em dívida soberana

Ministro dos Negócios Estrangeiros finaliza périplo pelo Golfo Pérsico, adiantando que há investidores interessados nesta região do globo.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros disse nesta quinta-feira, no Dubai, que Portugal tem de tratar bem quem ajuda o país, referindo-se a eventuais investimentos do Golfo Pérsico em dívida soberana portuguesa.

Paulo Portas não forneceu detalhes sobre possíveis compras de dívida soberana portuguesa durante os contactos estabelecidos na deslocação aos países do Golfo Pérsico. Mas sublinhou que Portugal está aberto ao investimento de países amigos.

“Eu sou muito reservado nessas matérias. Estamos abertos ao investimento de países nossos amigos e ser nosso amigo é estar connosco nos bons momentos e nos momentos difíceis e, por isso, obviamente temos de tratar bem aqueles que, na hora certa, nos ajudem”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros aos jornalistas no Dubai.

O governante disse ainda que Portugal recebeu “dezenas de pedidos” de vistos especiais de investidores estrangeiros que querem apostar no país e que consideram atractiva a nova política de vistos.

“Portugal inaugurou uma política que facilita autorizações de residência e investimento para quem ajuda o nosso sistema financeiro, para quem faz investimentos e cria postos de trabalho”, disse o ministro. “Portugal decidiu colocar vistos favoráveis e que são competitivos e já temos dezenas de pedidos e alguns vêm da região do Golfo”, acrescentou Paulo Portas, que cumpre nos Emirados Árabes Unidos a última etapa da deslocação ao Golfo Pérsico, durante a qual visitou o Sultanato de Omã, o Emirato do Kuwait, o Qatar e os Emiratos Árabes Unidos.

Sugerir correcção
Comentar