Plataforma Uma Agenda para Portugal "vai muito para além de Rui Rio"

Fundadores do movimento de debate político sobre Portugal e o seu futuro próximo defendem uam reforma do Estado.

Foto
Rui Rio Dato Daraselia

A plataforma de debate político denominada Uma Agenda para Portugal, constituída por personalidades da área social-democrata de todo o país, "vai muito mais para além do doutor Rui Rio”, declarou o presidente da Santa Casa da Misericórdia do Porto. António Tavares é um dos fundadores do movimento político que foi apresentado no Porto nesta quarta-feira.

Rui Nunes, fundador da plataforma e professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto diz que não se trata de uma plataforma de reflexão contra algo ou contra alguém, não se trata de uma plataforma que tenha alguém escondido por baixo da mesa, de algum modo a querer liderar ou protagonizar. "Trata-se de um movimento de pessoas livres", declarou.

Em conferência de imprensa, Rui Nunes e António Tavares empenharam-se em contrariar a ideia, defendida por alguns sectores do PSD, de que a Plataforma Uma Agenda para Portugal é uma rampa de lançamento para futuros voos políticos do ex-presidente da Câmara do Porto, que tem vindo a criticar com alguma frequência o Governo liderado por Pedro Passos Coelho.

Questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de esta plataforma servir esse propósito para Rui Rio, o ex-presidente da Entidade Reguladora da Saúde, Rui Nunes, disse que embora o movimento se reveja “ em personalidades” como a de Rui Rio, "não tem esse objectivo, nem no imediato nem no longo prazo".

Rui Nunes explicou depois que a "plataforma de reflexão" é composta por "larguíssimas dezenas de pessoas, a maior parte oriundas da área que se designa da social-democracia e do socialismo democrático, a movimentarem-se em torno de determinados ideais, que são os que estão na Constituição, como a justiça social, a igualdade de oportunidades" e que "entendem que Portugal atravessa uma séria crise económica, social e também no plano dos valores".

"Temos tido o privilégio de contar com personalidades de relevo, muitas delas pautam-se por princípios de manifestação de grande dedicação ao interesse público, de verticalidade e seriedade, nos quais o dr. Rui Rio se encaixa bem", sustentou, sublinhando que o ex-presidente da Câmara do Porto tem participados em algumas iniciativas realizadas pelo movimento. E também revelou que Manuela Ferreira Leite, antiga presidente do PSD, de quem Rio é próximo, participou em iniciativas organizadas por este movimento de reflexão política.

António Tavares apontou alguns dos objectivos do movimento, fundado em 2011, e que tem vindo a promover debates à porta fechada sobre diversas áreas temáticas. E disse que "esta não é uma plataforma partidária" e que "vai muito mais para além do dr. Rui Rio" . E depois deixou um apelo aos jornalistas: “Gostava de vos pedir que não matem esta ideia à nascença. Não se pode olhar para esta plataforma como uma plataforma de promoção de pessoas, mas como uma promoção de ideias”. “É aqui que nós estamos”, afirmou o presidente da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

Os fundadores da Plataforma Uma Agenda para Portugal defendem uma "verdadeira reforma do Estado de acordo com princípios universais" e uma nova Lei Eleitoral, que aproxime os eleitos dos eleitores. A nova lei - disse António Tavares -  deve contemplar uma "redução dos círculos eleitorais e a criação de mecanismos relativamente aos círculos eleitorais do interior".

Sugerir correcção
Comentar