Pizarro acusa Menezes de ser o "coveiro" da RTP Porto

O candidato socialista à Câmara do Porto acusa o social-democrata Luís Filipe Menezes de ser “o coveiro” da RTP portuense, admitindo que até às eleições “digam que é o Canal Panda que vem para o Porto”.

“No funeral do centro de produção do Porto da RTP o coveiro é o doutor Menezes. Presumo que, se houver novas notícias antes das eleições, ainda nos vão dizer que é o Canal Panda que vem para o Porto”, acusou Manuel Pizarro, referindo-se às “garantias” que o candidato do PSD/MPT/PPM disse ter “do primeiro-ministro de que o problema se resolve porque vem para aqui a RTP Internacional”.

O candidato do PS falava aos jornalistas no Palácio-Teatro do Bolhão, onde alertou para o facto de estarem “na candidatura de Rui Moreira [candidato independente à autarquia] personalidades que contribuíram activamente para a luta contra o sector cultural do Porto” na última década.

“Este é um magnífico local para elogiar a capacidade de resistência dos criadores culturais do Porto, que sobreviveram a uma década de luta feroz contra a cultura na cidade conduzida pela maioria municipal. Agora há candidatos próximos dessa maioria que querem esquecer o que foi o percurso dos últimos 12 anos”, vincou.

Pizarro referia-se à persistência da Academia Contemporânea do Espetáculo (ACE) que, com a companhia Teatro do Bolhão, espera desde 1998 instalar-se no edifício. À Lusa, o director da ACE Pedro Aparício explicou faltarem 200 mil euros para concluir a obra devido a derrapagens provocadas por um “problema de estacaria”.

Defendendo a cultura como “estrategicamente fundamental”, o candidato lembrou as propostas de criação de “circuitos de fruição cultural” e de novos públicos, nomeadamente através de “um grande programa de aprendizagem da música e das artes nas escolas básicas”.

Ainda relativamente à RTP, as farpas de Pizarro dirigiram-se também a Luís Filipe Menezes, candidato PSD/MPT/PPM: “Quero recordar, porque admito que Menezes tenha problemas de memória, que quando, em Dezembro, a Praça da Alegria foi deslocalizada para Lisboa, Menezes veio desculpar o Governo dizendo que vinha para o Porto a sede da RTP2. Agora constata-se que a RTP2 não só não veio para o Porto como se prepara para caminhar inteirinha para Lisboa. Agora fala na RTP Internacional. Menezes faz aqui uma triste figura”, criticou.

Para além de Pizarro (PS), concorrem à Câmara do Porto Luís Filipe Menezes (PSD/MPT/PPM), Rui Moreira (independente), Pedro Carvalho (CDU), José Soeiro (BE), Nuno Cardoso (independente), José Carlos Santos (PCTP/MRPP) e José Manuel Costa Pereira (Partido Trabalhista Português).
 

Sugerir correcção
Comentar