Pedro Nuno Santos nos Assuntos Parlamentares

Foto
“Ou os senhores se põem finos ou nós não pagamos”, disse Pedro Nuno Santos, num jantar de Natal Foto: Rui Gaudêncio

Pedro Nuno Santos vai ser o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares do Governo chefiado por António Costa. A ideia do líder do PS é a de que um Governo de minoria baseado no apoio parlamentar do BE, do PCP e do PEV tem de ter uma forte frente parlamentar. Assim, o executivo de António Costa terá uma espécie de braço-armado no Parlamento. Pedro Nuno Santos integrou a equipa negocial dos acordos com o BE e tem ganho proeminência interna no PS de António Costa.

Além de Pedro Nuno Santos esta frente parlamentar de um Governo de António Costa conta com nomes de confiança na bancada. Em primeiro lugar, o próprio líder parlamentar e presidente do partido, Carlos César, que foi chefe do Governo Regional dos Açores entre 1996 e 2012.

Na bancada socialista ficará também um dos principais esteios de António Costa neste no seu percurso pela conquista do PS e do Governo, Ana Catarina Mendonça Mendes, que foi sua mandatária e integrou a equipa negocial dos acordos. Ana Catarina Mendonça Mendes será no Parlamento a responsável pelo PS e pela coordenação do partido.

Também no Parlamento ficará João Galamba, que será porta-voz do PS e irá ser o responsável pela coordenação do cumprimento dos acordos do partido com o BE, o PCP e o PEV. O objectivo de António Costa é ter uma frente parlamentar à altura de um combate político de uma legislatura que já começa bipolarizada e em que o PS terá de enfrentar dois líderes de peso no parlamento: Pedro Passos Coelho e Paulo Portas.

 

Sugerir correcção
Comentar