Peça de teatro e concerto no Parlamento custam 174.500 euros

O orçamento para as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril ainda não está fechado.

Foto
Rui Gaudêncio

A realização de uma peça de teatro no Parlamento, a propósito das comemorações do 25 de Abril, vai custar 61.500 euros, ao que o PÚBLICO apurou. Já o concerto de Rodrigo Leão, marcado para dia 26 à noite, vai custar 113 mil euros.

O orçamento para as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril ainda não está fechado, mas já há a previsão de quanto vão custar duas das iniciativas de cariz cultural. Uma é a peça de teatro encomendada à Barraca, intitulada “Abril esperanças mil”, e que vai ser encenada na sala do senado da Assembleia da República, no dia 30 e Abril.

Outra das iniciativas previstas e orçamentadas é o concerto de Rodrigo Leão, marcado para dia 26 à noite. O espectáculo, que envolve 37 músicos e tem a participação de Camané, custa 113 mil euros.

Segundo António Cunha, da produtora Uguru, que representa Rodrigo Leão, está envolvida no espectáculo - que se realizará nas escadarias da Assembleia - uma orquestra, um coro e um grupo de percussionistas, para além de Camané e da habitual formação que acompanha Rodrigo Leão, que tratarão de executar peças conhecidas do músico e também composições inéditas, especialmente concebidas e preparadas para a ocasião.

No total as duas iniciativas custam 174.500 euros, pouco mais de metade do orçamento previsto pelo Governo para as comemorações, que é de 300 mil euros.

Para assinalar os 40 anos do 25 de Abril, a Assembleia da República programou ainda um concerto de homenagem a Zeca Afonso, um ciclo de cinema sobre direitos humanos, uma exposição sobre o nascimento da democracia e uma conferência sobre os novos paradigmas do futuro.

No próprio dia, como é habitual, realiza-se a sessão plenária, com intervenções dos partidos e do Presidente da República.

Os capitães de Abril reclamaram, nas últimas semanas, a possibilidade de intervirem no plenário, caso contrário não estariam disponíveis para aceitar o convite que lhes é dirigido para estarem presentes.

Contactado pelo PÚBLICO sobre se essas intervenções seriam autorizadas, o gabinete da Presidente, Assunção Esteves, indicou não ter informação sobre este assunto. O caso também não foi falado na conferência de líderes realizada na passada quarta-feira.

O coronel Vasco Lourenço confirmou a sua presença numa homenagem ao capitão de Abril Marques Júnior, marcada para dia 22 de Abril, no Parlamento, informou o gabinete da Presidente da Assembleia da República. 

Sugerir correcção
Comentar