PCP vai propor deliberação a pedir esclarecimentos ao primeiro-ministro

Bancada comunista insiste em saber quanto é que Passos recebeu por colaborar com ONG da Tecnoforma.

Foto
João Oliveira transmitiu posição depois de Passos Coelho ter respondido ao requerimento do PCP MIGUEL MANSO

O líder da bancada parlamentar do PCP vai propor um projecto de deliberação para pedir esclarecimentos ao primeiro-ministro sobre a colaboração que manteve com o Centro Português para a Cooperação, a organização não governamental associada à Tecnoforma.

"Através de um projecto de deliberação, vamos procurar que por via da Assembleia da República sejam exigidos os esclarecimentos ao primeiro-ministro", afirmou João Oliveira aos jornalistas, após a conferência de líderes onde o caso foi abordado.

Em causa, segundo o deputado comunista, está a falta de registo dessa colaboração no registo de interesses de Pedro Passos Coelho enquanto era deputado entre 1995 e 1999 bem como "a falta de referência aos rendimentos".

O primeiro-ministro disse na passada sexta-feira que foi reembolsado em despesas de representação, mas não adiantou valores.

A exigência de mais esclarecimentos por parte do PCP sobre o caso foi exposta na conferência de líderes.

A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, "entende que exige um impulso processual", segundo João Oliveira, o que leva a bancada a apresentar um projecto de deliberação ou um instrumento regimental semelhante para tentar obter mais esclarecimentos por parte do primeiro-ministro. 

Quanto a uma comissão de inquérito sobre este caso, o líder parlamentar dos comunistas disse não excluir qualquer instrumento legal para obter as explicações, mas "o melhor era que o primeiro-ministro pudesse esclarecer". 

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários