PCP diz que PS recusou falar sobre demissão do Governo e afasta aliança autárquica

Bernardino Soares criticou os socialistas por não terem como “objectivo imediato a demissão do Governo".

Foto
Bernardino Soares vai candidatar-se à câmara de Loures Manuel Roberto

O líder parlamentar do PCP revelou que o PS recusou a proposta dos comunistas para a realização de um encontro sobre a necessidade de “demitir o Governo” e afastou qualquer hipótese de aliança autárquica dos dois partidos.

 

“O PS acabou de responder-nos que não vê razões para que esse encontro se realize”, afirmou o líder da bancada comunista, Bernardino Soares, em declarações aos jornalistas no Parlamento.

Na sequência da carta enviada segunda-feira pelo PS ao PCP e ao BE a propor reuniões para discutir coligações em alguns municípios nas próximas eleições autárquicas, os comunistas divulgaram esta manhã que, em resposta à missiva socialista, tinham manifestado a disponibilidade para a realização de um encontro “centrado na urgente interrupção da acção do Governo, com a sua demissão, a realização de eleições, a rejeição do chamado ‘memorando de entendimento’ e a derrota da política de direita”.

Aos jornalistas, Bernardino Soares considerou que a recusa do PS em debater com o PCP “os problemas principais que preocupam os portugueses” confirma que os socialistas não têm como “objectivo imediato a demissão do Governo e a convocação de eleições”.

“O PS frustra assim sentimentos de muitos sectores que procurariam, gostariam de ter uma convergência à volta de uma política de esquerda que se contrapusesse a esta política de direita”, disse o líder parlamentar do PCP.

Por outro lado, acrescentou, confirma também que a carta enviada pelo PS na segunda-feira ao PCP e ao BE foi “uma mera operação de propaganda”, porque os socialistas não querem discutir as questões fundamentais, mas apenas desejavam que “o PCP e a CDU se transformassem numa espécie de bengala eleitoral para os seus intentos”.

Questionado se tal significa que está afastada a hipótese de qualquer aliança autárquica do PCP com o PS, Bernardino Soares sustentou que “essa hipótese nunca existiu”.

“Foi uma mera operação de propaganda do PS, bem evidente no facto de ter divulgado a carta mesmo antes dos destinatários a puderem conhecer”, acrescentou Bernardino Soares, que é o cabeça de lista da CDU às eleições autárquicas no concelho de Loures.

Sugerir correcção
Comentar