PCP diz que há "sintonia" entre Governo e 'troika' para "novo ataque aos salários"

Existe "sintonia e coordenação" entre o Governo e a troika para "um novo ataque aos salários", sustentou Vasco Cardoso, ao comunicar a posição do PCP sobre a 10.ª avaliação da troika.

E sublinhou:"Não estamos perante uma troika que defende os credores e um Governo que defende o país, como habilidosamente procuram fazer crer."Para o dirigente do PCP, "o que a realidade tem demonstrado é uma articulação, sintonia e coordenação na aplicação de uma política de traição nacional favorável aos interesses do grande capital nacional e estrangeiro".
Exemplo disso, segundo o membro da Comissão Política do PCP, é que "uma das questões centrais que está a ser articulada com o Governo no âmbito desta 10.ª avaliação é um novo ataque aos salários e um brutal agravamento da exploração de quem trabalha".
O PCP considera que Governo e
troika "preparam a facilitação e liberalização dos despedimentos e a liquidação da contratação coletiva", medidas que, "num contexto em que mais de um milhão e quatrocentos mil trabalhadores estão desempregados, traduzir-se-iam num retrocesso para níveis de exploração semelhantes aos dos tempos do fascismo em Portugal".Para Vasco Cardoso, atendendo aos números do desemprego, à emigração 'forçada' e ao empobrecimento da população, "não pode haver nenhuma avaliação positiva do cinicamente chamado programa de assistência financeira".
O PCP considera que o país não pode esperar pelo fim do "chamado programa de assistência financeira" em junho do próximo ano ou pelo fim da legislatura em 2015, "como quer o PS", e exige a demissão do executivo e a convocação de eleições antecipadas.
Os responsáveis da missão da
troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) estão em Portugal desde 4 de dezembro para a 10.ª avaliação ao cumprimento do programa de ajustamento.Esta será a antepenúltima avaliação deste programa de resgate, que termina em junho do próximo ano, e em causa estará mais um desembolso de 2,7 mil milhões de euros.
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar