PCP diz que anúncio de descontos nas antigas SCUT é “acto de puro cinismo”

O deputado do PCP fala num “pretenso desconto para todos” Foto: Rui Gaudêncio

O deputado do PCP na Assembleia da República eleito pelo Porto Honório Novo classificou esta segunda-feira como “mais um acto de puro cinismo” do Governo o anúncio de um desconto de 15% nas tarifas das antigas SCUT.

“Para todas as pessoas que vivem nesta região e nas regiões de influência das diversas antigas vias Sem Custo para o Utilizador (SCUT), só se pode considerar [o anúncio do Governo como] um acto de puro cinismo”, afirmou Honório Novo, no Porto, à margem de uma conferência de imprensa sobre a privatização da RTP.

Segundo o deputado, “a propósito de um pretenso desconto para todos, [o Governo] agrava substancialmente os custos da esmagadora maioria dos poucos que ainda utilizam” estas vias.

“É mais um acto de puro cinismo que este Governo adiciona a outros, como seja a retirada da Taxa Social Única (TSU) para voltar a impor uma série de medidas de austeridade cujos efeitos são exactamente os mesmos ou piores que os da TSU”, concluiu.

Todos os utilizadores beneficiam a partir de hoje de um novo regime nas antigas SCUT, que se traduz em tarifas 15% mais baixas, anunciou o Governo, no domingo.

As empresas transportadoras de mercadorias continuarão a beneficiar de um desconto adicional de 10% nas passagens, durante o dia, e de 25%, à noite.

Em causa está o fim das isenções para as primeiras dez passagens mensais e descontos de 15% nas portagens para os utilizadores e empresas residentes abrangidos por sete SCUT – Costa da Prata, Grande Porto, Norte Litoral, Algarve, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Interior Norte.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues