Paulo Portas premiado por empenho na relação com América Latina

Foto
Sector pede clarificação das propostas apresentadas por Portas miguel manso

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas vai ser galardoado pelo Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL) pelo seu empenho na “melhoria e fortalecimento das relações económicas e diplomáticas entre Portugal e a América Latina”.

A primeira edição do Prémio IPDAL – Vista Alegre é entregue esta terça-feira, dia 28, no Grémio Literário, em Lisboa e assinala o oitavo aniversário do instituto. O galardão distingue o empenho de Portas na “promoção dos vínculos institucionais e económicos com os países da América Latina, através da organização de missões empresariais e internacionalização de empresas portuguesas, visitas de Estado a países da América Latina, aposta nas economias emergentes”, justifica aquele instituto.

Além de Paulo Portas, o IPDAL premeia também a embaixadora Luísa Bastos de Almeida, assessora para as relações internacionais do Presidente da República e ex-vice-presidente do Instituto Camões. Do seu currículo constam ainda dois cargos de embaixadora de Portugal no Uruguai e na Turquia. Recebe o prémio pela sua “sensibilidade para os temas da América Latina, pela relação de proximidade com o corpo diplomático latino-americano acreditado em Portugal e pelo apoio ao IPDAL”, anuncia o instituto.

 “Pelo crescimento sustentado das suas economias e os inúmeros progressos sociopolíticos que tem alcançado, esta região do globo [América Latina] tem conquistado e merecido uma atenção cada vez mais próxima dos investidores e gestores do nosso país. Os empresários e os políticos portugueses têm, hoje em dia, uma visão mais clara do potencial da América Latina como um todo. O IPDAL tem contribuído, decisivamente, para essa visão mais nítida", afirma o presidente daquela instituição, Paulo Neves, em comunicado.
 

Sugerir correcção
Comentar